Município recebe caminhão equipado com tanque pipa

Conceição do Castelo recebeu no dia 23 de abril, um caminhão equipado com tanque pipa que auxiliará o trabalho nas vias públicas e zona rural do município. O veículo 0 km foi adquirido através de convênio realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Prefeitura Municipal e o Deputado Rodrigo Chaumon. O equipamento possui cabine avançada, motor 6 cilindros, 173 cv de potência, direção hidráulica, diferencial reduzido, freio a ar e está equipado com tanque pipa, formato oval elíptico, auto portante, com capacidade para 8.000 litros. Além dos empregos usuais de um caminhão pipa por parte da Prefeitura, que normalmente os utilizam para lavar ruas e molhar jardins e canteiros, esse novo veículo foi pensando para atuar também em situações de combate a incêndio, em apoio/parceria com os Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, Bombeiros Militares e Defesa Civil. Dentro desse pensamento o veículo foi equipado com uma bomba do tipo tomada de força, que entrega um volume de água de 500 GPM à pressão máxima de 170 PSI, duas saídas de água de 2 ¹/²", uma saída de água de 1¹/²", uma boca de 2" para enchimento do tanque por sucção de água de rios, lagos, etc., uma boca de engate rápido de 2¹/²” no alto do tanque para enchimento por coluna de hidrante, uma barra de irrigação, um carretel com mangote de 1¹/4", painel de controle e comando da bomba, um canhão de água e dois bicos expulsores do tipo "Bico de Pato" que são operados de cima de uma plataforma. Essa plataforma propiciará a condição de combater pequenos princípios de incêndio às margens das estradas sem a necessidade do emprego/arrasto de mangueira, uma vez que tal trabalho poderá ser realizado de cima da mesma, o que também garantirá maior segurança para quem realizar o combate ao princípio de incêndio. O veículo esta equipado com sirene e sinalização de advertência, do tipo giroflex, na cabine e na parte traseira do tanque, além de luzes estroboscópicas localizadas na dianteira e traseira do veículo, tudo para garantir maior visibilidade ao veículo e segurança aos seus operadores. A nova aquisição da Prefeitura é mais um passo importante dado pela atual administração para a segurança das comunidades conceiçoense, possibilitando uma resposta mais rápida e eficiente nos casos de combate a incêndio em nosso município, diminuindo o tempo de resposta para o atendimento da ocorrência, prestando o primeiro enfrentamento até a chegada dos Bombeiros Militares de Marechal Floriano, que atendem o nosso município. Segundo Bierres Zumak de Messias, Presidente da ABV-CC, “O novo veículo é a realização de um anseio por parte dos Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo e da Defesa Civil de nosso município, possibilitando um atendimento mais eficiente quando necessário”. Outro que manifestou grande satisfação com a nova aquisição foi o funcionário Valdemir Vieira dos Santos, o “Baiano”, motorista do caminhão pipa da prefeitura: “Agora teremos mais agilidade e uma bomba mais forte para enfrentar as situações de emergência, o que é fundamental em alguns casos”. O Coordenador da Defesa Civil de Conceição do Castelo, Sr. Robson Fábio Guilherme de Lima, disse que “essa é mais uma conquista para os serviços de atendimento de emergência em nosso município”. O Prefeito Municipal, Dr. Odael Spadeto, o “Doca”, disse que essa é mais uma vitória conquistada para o povo de Conceição do Castelo. “Temos um grande compromisso com nosso povo e este veículo é mais uma demonstração de preocupação com a segurança de nossos cidadãos. Formamos uma parceria com os Bombeiros Voluntários, a quem apoiamos incondicionalmente, para atendermos da melhor e mais rápida forma possível nossos munícipes até a chegada dos Bombeiros Militares. A vida é o maior patrimônio do ser humano e lutamos para preservá-la sempre”. O valor investido foi de R$217 mil, sendo 50 mil o subsídio do Governo do Estado / SEAG, sendo o projeto indicado pelo Deputado Rodrigo Chaumon, e o restante da Prefeitura Municipal.

Assessoria de Comunicação Edimara Garbelotto Email: comunicacaopmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159 Postagem por: Paulo Moraes E

Data de Publicação: terça-feira, 08 de maio de 2012