
Na manhã de sexta-feira, dia 20/01/12, após serem informados sobre a ocorrência de um deslizamento de terra, foi acionada a equipe formada por: - Humberto Antônio da Rocha - Secretário Municipal de Ação Social e Coordenador da Defesa Civil Municipal, Dr. José Carlos Domingues Repka -Engenheiro da Prefeitura, Bierres Zumak de Messias - Presidente dos Bombeiros Voluntários e Sub-Coordenador da Defesa Civil e Lídia Paula Branbati - Secretária Interina da Defesa Civil e Integrante dos Bombeiros Voluntários, para vistoriar uma área de risco na propriedade do Sr. Rogério Ambrosim, na comunidade de Montevidéo, próximo a Pedra da Sapucaia, Zona Rural deste município. Em decorrência das constantes chuvas do início do ano e da intensa chuva ocorrida no dia 06 de Janeiro/2012, quando choveu 64mm em apenas trinta minutos, na propriedade do Sr. Rogério Ambrosim surgiu uma rachadura no solo e a formação de um degrau na encosta ao redor da mesma, ocorrendo deslizamento de solo.
 |  |
Foi verificado no local que a encosta no momento se encontra estabilizada, porém, há o risco de que novo deslizamento de solo possa ocorrer a qualquer momento. A família foi orientada a desocupar a residência, pois a mesma se encontra na base da encosta, havendo a possibilidade de soterramento caso haja nova movimentação de massa, ou seja, novo deslizamento.
Desde o final do ano passado as equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Voluntários estão de sobreaviso monitorando a situação do município. No início deste ano, após o dia 06 de janeiro, a situação se agravou em decorrência do acumulado das chuvas que caíram e dos 64mm em apenas trinta minutos, acarretando diversos deslizamentos de encosta, destruição e danificação de pontes, bueiros e estradas, o que desencadeou a Decretação de Estado de Emergência no Município.
As equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Voluntários permanecem em estado de sobreaviso devido à situação em algumas comunidades do município.
Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159
Data de Publicação: quarta-feira, 25 de janeiro de 2012