A Unidade Municipal de Ensino José Feriani encerrou na ultima sexta-feira, dia 18 de novembro, o projeto SUA NOTA VALE NOTA. O projeto foi planejado pela equipe escolar e desenvolvido no período de agosto a novembro de 2011 e teve como objetivo principal a conscientização dos alunos e familiares a respeito da importância da nota fiscal para o desenvolvimento do município. Vale ressaltar que Educação tributária é tema transversal sugerido pela Secretaria Municipal. Durante o projeto, que envolveu 130 alunos e seus familiares, 8 professores, secretária, diretora, demais funcionários da Unidade de Ensino, foram desenvolvidas várias atividades e ações: vídeo com história dos tributos ao longo dos tempos, leitura e produções de texto, estudos dos impostos e siglas, leitura de história em quadrinhos, produção de música e poesia, palestra com secretário de finanças do município com esclarecimentos sobre arrecadação municipal e o destino dos impostos, panfletagem – com material da Secretaria Estadual da Fazenda, reunião com pais ,entre outras. No entanto, o que sem dúvida, mais envolveu a criançada foi conseguir nota fiscal para trocar por cupons para concorrer a prêmios.
| |
A cada nota fiscal trazida, não importando o valor, era trocada pelo professor da sala, por um cupom que o aluno, após colocar seu nome, depositava numa urna única (caixa), para concorrer a prêmios. Foram coletadas 8828 notas fiscais, no total. A Premiação ficou por conta da Secretaria Municipal de Finanças, Associação Comercial e Industrial de Conceição do Castelo (ACICC) e alguns comerciantes amigos. O encerramento aconteceu no dia 18/11, momento de apresentação de alguns trabalhos realizados em sala pelos alunos e sorteios dos prêmios. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Luzian Belisário dos Santos e do Secretário de Finanças Clécio Eduardo Viana.
A Unidade Municipal de Ensino José Feriani espera que os conhecimentos adquiridos e a consciência despertada possam fazer a diferença na vida dos cidadãos e da comunidade.
| |
CONFIRA AINDA: Paródia (versão da música formiguinha ) FUI AO MERCADO COMPRAR NESCAU E O COMERCIANTE NÃO ME DEU NOTA FISCAL A NOTA É IMPORTANTE, IMPORTANTE PRA DANAR POIS COM ELA MEU IMPOSTO VOU PAGAR EU VOU PEDIR, VOU PEDIR, VOU PEDIR A NOTA FISCAL EU PRECISO CONSEGUIR FUI AO MERCADO COMPRAR MINGAU E O COMERCIANTE NÃO ME DEU NOTA FISCAL A NOTA É IMPORTANTE, IMPORTANTE PRA DANAR POIS COM ELA O MUNICÍPIO VAI MUDAR EU VOU PEDIR, VOU PEDIR, VOU PEDIR A NOTA FISCAL EU PRECISO CONSEGUIR FUI AO MERCADO COMPRAR ARROZ E O COMERCIANTE DEIXOU A NOTA PRA DEPOIS A NOTA É IMPORTANTE, IMPORTANTE PRA DANAR POIS COM ELA A ARRECADAÇÃO VAI AUMENTAR EU VOU PEDIR, VOU PEDIR, VOU PEDIR A NOTA FISCAL EU PRECISO CONSEGUIR FUI AO MERCADO COMPRAR FEIJÃO E O COMERCIANTE NÃO ME DEU A NOTA NÃO A NOTA É IMPORTANTE, IMPORTANTE PRA DANAR POIS COM ELA A SONEGAÇÃO VAI ACABAR EU VOU PEDIR, VOU PEDIR, VOU PEDIR A NOTA FISCAL EU PRECISO CONSEGUIR FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ E O COMERCIANTE COM A NOTA DEU NO PÉ A NOTA É IMPORTANTE, IMPORTANTE PRA DANAR POIS COM ELA A SEGURANÇA VAI MUDAR EU VOU PEDIR, VOU PEDIR, VOU PEDIR A NOTA FISCAL EU PRECISO CONSEGUIR FUI AO MERCADO COMPRAR REFRIGERANTE ENTAO CADÊ A NOTA AMIGO COMERCIANTE A NOTA É IMPORTANTE, IMPORTANTE PRA DANAR AINDA BEM QUE VIEMOS ESTUDAR EU VOU PEDIR, VOU PEDIR, VOU PEDIR A NOTA FISCAL EU PRECISO CONSEGUIR Alunos do Segundo ano e segunda série Professoras: Ariana e Elaine Cristina Poesia: CRIANÇA CIDADÃ Criança cidadã Pede nota fiscal, Para sua escola Ter merenda especial. Criança cidadã Pede nota fiscal, Para seu município Ter um bom hospital. Criança cidadã Pede nota fiscal, Para sua professora Ter salário legal. Criança cidadã Pede nota fiscal Para sua comunidade Ter estrada especial. Criança cidadã Pede nota fiscal, Para o transporte escolar Funcionar normal. Criança cidadã Não mede suor, Pois quer seu município Cada dia melhor. Beatriz Fiorido de Melo – Primeiro Ano
Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159
Data de Publicação: sexta-feira, 25 de novembro de 2011