BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS CONCLUEM O 1° CURSO PARA PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS

O curso, que aconteceu do dia 26 ao dia 30/09 em Vitória - ES, teve como objetivo principal capacitar os técnicos municipais para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco sujeitas a escorregamentos (popularmente chamado de queda de barreiras), enchentes e inundações, incluindo uma proposta que contemple a participação ativa das comunidades, além de capacitá-los para executar o mapeamento das áreas de risco em seus municípios, bem como elaborar o sistema de gerenciamento dessas áreas. Os Bombeiros Voluntários Bierres Zumak de Messias e Lidia Paula Branbati concluíram no dia 30/09/11 o Primeiro Curso de Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais. Esse curso foi proposto pela Defesa Civil Estadual, tendo como instrutores os Geólogos Jorge Pimentel, Carlos Eduardo Osório Ferreira, Ricardo Brandão e Marcely Machado, a Hidróloga Cristiane Neres Silva, todos funcionários do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, que é subordinado ao Ministério de Minas e Energia, e o Engenheiro Civil da Defesa Civil do Espírito Santo Roney Gomes Nascimento.
Foram estudados o que é Área de Risco, Suscetibilidade, Fenômenos Geológicos, Acidente, Eventos, Tipos de Solo, Erosão, Formas de Contenção, Enchentes e Inundações, além de programas de prevenção e erradicação de riscos em assentamentos precários do Ministério das Cidades, que tem por objetivo a redução de perdas de vidas humanas e de danos materiais, decorrentes de deslizamentos e inundações, sendo demonstrado o projeto de Planos Municipais de Redução de Riscos – PMRR.
A proposta é dotar os municípios dos instrumentos necessários à gestão de situações de risco de desastres, tais como, escorregamentos e inundações, a fim de evitar a formação de áreas de risco com ações preventivas (controle efetivo do uso do solo - plano diretor), reduzir/minimizar os problemas com ações remediadoras (agindo sobre o processo - dinâmico das encostas e sobre a conseqüência - evento ocorrido), conviver com os problemas (emergenciais) e planos de contingência (PPDC). Os Programas de Mitigações de Desastres - ONU /1991, apresenta como seqüência de ações de prevenção e preparação a identificação dos riscos, a análise dos riscos, medidas de prevenção, o planejamento para situações de emergência e a prestação de informações públicas e treinamento.
Durante as aulas foram vistos roteiros metodológicos para análise de risco e mapeamento de áreas de risco em setores de encosta e de baixada, identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações, gerenciamento de áreas de risco, geodiversidade do Espírito Santo, monitoramento de cheias e Plano Preventivo de Defesa Civil- PPDC e visitas de campo em área de risco de escorregamentos e inundações em áreas indicadas pela Defesa Civil Estadual. O Investigador de Polícia e Presidente dos Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, Bierres Zumak de Messias, destacou que os conhecimentos adquiridos são importantíssimos para o planejamento das ações de Defesa Civil, para as políticas públicas de obras e planejamento e até mesmo da área policial, visto que em situações críticas e/ou de calamidades as polícias são acionadas para prestar apoio nos serviços, além de que muitos fatos que se iniciam não como fatos típicos de polícia, evoluem para tal quando ocorrem, por exemplo, óbitos por morte violenta ocasionadas por escorregamentos, onde se podem apurar responsabilidades por imprudência, negligência ou imperícia, e furtos decorrentes de saques que por vezes ocorrem após o acontecimento de algum evento crítico. “Devemos pensar Segurança Pública de um modo amplo, não só dentro da nossa área específica de atuação, e é sempre muito bom trabalhar em conjunto com as outras instituições e segmentos para uma melhor prestação dos nossos serviços a população”, disse.
A Associação dos Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo é integrante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e os conhecimentos adquiridos certamente serão de grande valia nos planejamentos e ações a serem desenvolvidas em nosso município. Participaram desse curso Bombeiros Militares de todos os Batalhões do Estado, integrantes das Defesas Civil dos Municípios de Aracruz, Colatina, Viana, Vila Velha, Vila Pavão, Vitória e Conceição do Castelo, representada pelos Bombeiros Voluntários de nosso município. Por fim fica a mensagem:
“Construir uma cultura de prevenção não é fácil. Os custos da prevenção devem ser pagos no presente, e seus benefícios estão em um futuro distante. Ainda mais que os benefícios não são tangíveis, e se referem aos desastres que não acontecerão.” (Koffi Annan – “Frent al reto humanitário: hacia uma cultura de prevención) Possíveis situações de desastres:

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: segunda-feira, 03 de outubro de 2011