PROJETO: LIVRO CUIDADO RECURSO ECONOMIZADO JUSTIFICATIVA Assim como a cidadania pressupõe correspondência entre direitos e deveres do estado e do cidadão, o programa do livro didático do governo federal também pressupõe direitos e deveres. E falar sobre o programa do livro implica falar de valorização, conservação, compromisso , ética e devolução onde sensibilizaremos nossos alunos de forma lúdica e prazerosa, a trabalharmos, despertando neles temas tão importantes na nossa vida diária. Cada cidadão tem o direito de ter acesso a uma educação de qualidade, para si e para seus filhos, que deve ser promovida pelo estado e município. Nosso principal dever como cidadão é participar, partindo do conceito de que cidadania é ter direito e dever, além de um impulso para a solidariedade para a participação, reforça-se o sentido de comunidade e partilha. Observando alguns dos livros didáticos com nossos alunos, constatamos que não estão sendo bem cuidados, alguns perdem, outros estão sujos, rabiscados e não poderiam estar. Cabe a escola, em particular aos professores a condução desse processo no ensino e aprendizagem, para auxiliar na construção do trabalho didático. O livro didático é mais que um interlocutor que passa a dialogar com o professor e o aluno, nesse diálogo, o livro didático é portador de uma perspectiva sobre o saber a ser estudado e sobre o modo de se conseguir aprendê-lo mais eficazmente. Diante de tais fatos evidenciados, justifica-se a desenvolver o presente trabalho.
| |
OBJETIVOS 1. Disponibilizar informações sobre estratégias que busquem garantir a conservação e devolução dos livros didáticos; 2. Conscientizar a todos sobre a importância do livro e como ele pode ser benéfico para o desenvolvimento intelectual; 3. Orientar alunos, familiares, profissionais envolvidos a observarem diariamente os livros de seus filhos e alunos na tentativa de identificar qualquer dano, tendo em vista que não pode conter riscos ou rabiscos que impossibilitará ser reutilizado; devendo ressarcir os danos causados; 4. Expor a importância de promover na unidade escolar, campanha de conscientização sobre o valor do livro para a aprendizagem e a necessidade de conservá-lo e devolve-lo
| |
ESTRATÉGIAS O projeto terá início com apresentações de teatro e palestra, onde será mostrado como acontecerá a conservação e o cuidado com o livro, medidas e métodos que podemos adotar para a valorização do livro, trabalhando com propostas inovadoras e conscientes. Promovendo também uma exposição pública com as informações citadas, fazendo um levantamento das informações para que este mesmo projeto possa ter continuidade nos anos seguintes envolvendo todas as séries. AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS Dia D do livro: • Encapar e carimbar livros; • Teatro e Dança; • Pontuação na média para o aluno que estiver com o livro em bom estado de conservação; • Paródia; • Jogral; • Palestra sobre o livro em Braille (Cleuza) ou roda de leitura; • Palestra com a coordenadora municipal do livro didático; CRONOGRAMA Agosto/2011 até o termino do ano RECURSOS DIDÁTICOS • Tesoura • Plástico e/ou papel (cartolina) • Fita adesiva e cola • Lápis • Som/ microfone/ CD • Livros em Braille e Didático RECURSOS HUMANOS • Alunos • Professores e demais pessoas envolvidas • Pais de alunos • Estagiários AVALIAÇÃO Durante a execução do projeto serão realizadas observações diárias, conscientizando os alunos sobre a conservação e cuidados do livro, durante a sua utilização. A participação dos alunos valerá pontos para que a prática de conservação dos mesmos seja trabalhada todos os anos do início até o término do ano letivo, em todas as séries. Orientação do Projeto: Antônia de Souza Santos (Estagiária) - Clemildes da Silva Bernardo - Cleuza Helena da Silva Bernardo - Edilenes de Lima Ferreira Garbelotto - Patrícia Leitão Pariz Diretora - Marília Ester Bortolin Viganôr Pedagoga: - Rosimere Onofre Casagrande
ANEXOS:
Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159
Data de Publicação: quarta-feira, 21 de setembro de 2011