BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS ENCERRAM TREINAMENTO DO 2º CURSO DE FORMAÇÃO E RECICLAGEM PARA COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL

Nos dias 27 e 28/07/2011 ocorreu o 3º módulo do 2º Curso de Formação e Reciclagem dos Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo. Nesse 3º e último módulo foram ministrados conhecimentos acerca de Combate a Incêndio Florestal. Incêndio Florestal é o fogo que, fugindo do controle do homem, destrói a cobertura vegetal produzindo danos de qualquer natureza.
Nesse módulo os Instrutores Bombeiro Militar foram o 1º Sargento Carlos Antônio Nóia e o 1º Sargento José Carlos de Souza. Os Instrutores do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, em Marechal Floriano, ensinaram técnicas de combate, controle e extinção de incêndio florestal, podendo eles ser subterrâneo (raízes ou turfa), superficial (até 1,5 ou 2,0m de altura do solo), aéreo ou de copas. Foram ensinadas diversas técnicas ou métodos para confinar e desse modo controlar os incêndios florestais, construindo uma linha de controle ao redor da área de incêndio, confinando o fogo dentro dessa área e retirar o combustível ainda não consumido, prevenindo a ocorrência de incêndios fora da linha de controle e extinguindo aqueles que ocorrerem.
Os conhecimentos ensinados foram acerca de Linhas de Combate, Partes do Incêndio florestal, Formas de Propagação do Incêndio, Fatores que Influenciam a Propagação, Fases de Combate e Métodos de Ataque Direto, Indireto, Paralelo ou intermediário. Durante o treinamento contamos com a visita dos Vereadores Cláudio Zóboli, Pionano Crisósthomo (Pipico) e Saulo Mareto, os quais parabenizaram o grupo de instruendos pelos seus esforços, abdicação e voluntariado, os incentivando a prosseguir com o brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo.
O Vice-Prefeito e também Secretário Municipal de Agricultura (interino), Sr. Carlos Rogério Gava, ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos pelos Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, conhecimentos esses de grande valia na preservação da mata nativa, dos mananciais de água, das plantações e lavouras, das propriedades e da natureza como um todo. Contamos nesse módulo com a participação do Sr. Gilmar Ferreira da Silva, que é Agente Fiscal do IDAF, além dos Bombeiros Voluntários Ademilson, Aldair, Bierres, Bruno, Franciele, João Paulo (Tchu), John, José Cândido, Lídia, Luciana Rodrigues, Luciene, Robson, Rocélio, Ronan, Valdemir (Baiano), Wellinton.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: segunda-feira, 01 de agosto de 2011