SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPOU DO 27º CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE, CULTURA E PAZ

No último sábado (09) a Secretária Municipal de Saúde, Ubiraciara Lessa Bravin, esteve na abertura do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 8º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Na cerimônia de abertura estava presente o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que discursou em defesa do Sus. "O Sistema Único de Saúde foi criado para acolher e cuidar de quem está com dor, e não causar mais. Devemos atender com qualidade os mais de 190 milhões de brasileiros" afirmou.
Para a Secretária da Saúde, Ubiraciara Lessa Bravin, foi de extrema importância a participação de Conceição do Castelo neste Congresso. È pela primeira vez que o município foi selecionado pelo CONASEMES para apresentar um trabalho realizado no município, representando o Espírito Santo. Cabe ressaltar que apenas três municípios foram selecionados para expor suas experiências, e nós estávamos entre elas. Foi um momento de os gestores se unirem para buscar melhorias para a saúde publica de nossos municípios. Uma das pautas do congresso foi o Financiamento da saúde e a regulamentação da Emenda Constitucional 29. "Podemos discutir as políticas de saúde adotadas em todas as esferas, aperfeiçoando o atendimento do SUS à população”. O Congresso foi aberto pelo presidente do Conasems, Antonio Carlos Figueiredo Nardi. "Me sinto com o dever cumprido ao ver mais de 3.700 inscritos no congresso. Isso mostra a vontade dos gestores em fazer o SUS acontecer”, acrescentou a Secretária de Saúde Ubiraciara Lessa Bravim.
Na cerimônia de abertura também estavam presentes o representante da Organização Pan-Americana no Brasil, Diego Victória, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Aguiar, a Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, a Vice-presidente do Conasems, Aparecida Linhares Pimenta e o Deputado Federal, Amauri Teixeira. HOMENAGEM - Durante a cerimônia de abertura, a Biofarmacêutica Maria da Penha foi homenageada com a Medalha Dom Helder Câmara. A Medalha é entregue a pessoas que tenham feito um trabalho reconhecido em prol da não-violência e da cultura de paz. Maria da Penha ficou conhecida por sua luta pelo reconhecimento da gravidade dos casos de violência doméstica. Ela também foi vítima de violência doméstica e ficou paraplégica por conta das agressões sucessivas de seu ex-marido. Seu caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e foi considerado, pela primeira vez na história, um crime de violência doméstica. Em 2006, o presidente Lula sancionou a lei 11.340, que leva o nome da Biofarmacêutica. A Lei Maria da Penha aumentou as punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: quarta-feira, 20 de julho de 2011