BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE SISTEMA DE COMANDO OPERACIONAL

No dia 14/07/2011 os Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, juntamente com a Defesa Civil Municipal, participaram do Curso de Sistema de Comando Operacional, curso ministrado pela Defesa Civil Estadual e que tem por objetivo ofertar uma técnica de gestão de recursos de pessoal, equipamentos, ferramentas e logística em caso de desastres, emergências e situações críticas.
O curso foi ministrado pelo Capitão Bombeiro Militar Anderson Pimenta, integrante da Defesa Civil Estadual, que esclareceu que situações críticas são todas aquelas cujas características de risco exigem uma postura organizacional não rotineira para a coordenação e o gerenciamento integrados das ações de resposta.
Nesse curso foram apresentados os princípios do Sistema de Comando Operacional – SCO, sendo ensinados os fundamentos de Comando Unificado, Gerenciamento por Objetivos, Plano de Ação, Estrutura Modular e Flexível, Transferência de Comando, Unidade e Cadeia de Comando, Nível de Controle, Controle de Recursos no SCO (pessoas, equipes e unidades), Terminologia Comum, comunicações Integradas e Definições de Áreas e Instalações.
O Secretário de Ação Social e Coordenador da Defesa Civil Municipal de Conceição do Castelo, Sr. Humberto Antônio da Rocha, frisou que com o aprendizado de mais essa ferramenta de gestão a Defesa Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários passaram a contar com mais uma técnica para desenvolver e gerenciar planos de ação em casos de desastres, emergências ou situações críticas, a fim de definir prioridades, para assim poder da melhor maneira possível salvar vidas, estabilizar o evento, preservar o meio ambiente e sistemas coletivos e preservar propriedades (patrimônio). Essa é a sexta capacitação da qual os Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil Municipal participam neste ano.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de julho de 2011