CONCEIÇÃO DO CASTELO SEDIA O 3º ENCONTRO DE COORDENADORES MUNICIPAIS DE DEFESA CIVIL - 2011

Foi realizada nesta Terça-Feira, dia 05/07/2011, o 3º Encontro de Coordenadores Municipais de Defesa Civil, evento que contou com a participação de 16 municípios, da Defesa Civil Estadual e de 3 palestrantes. O Major Bombeiro André Có Silva, da Defesa Civil Estadual, ressaltou a importância da existência da Defesa Civil Municipal, para uma pronta resposta em casos de calamidade, emergências ou acidentes, bem como a importância das ações preventivas e de planejamento estratégico,fato que, infelizmente, não ocorre em todos os 78 municípios capixabas. O Major André foi o primeiro palestrante do evento, fazendo uma contextualização da situação e encaminhamentos da Defesa Civil, apresentando uma proposta para projeto de lei estadual acerca dos órgãos de Defesa Civil nos municípios, o que foi apreciado pela plenária que fez diversas sugestões de alterações/adequações no texto original.
O segundo palestrante foi o Engenheiro Agrônomo Walter Batista Júnior que falou sobre mudanças no clima, no tempo e ambientais, o que tem acarretado tempestades, enchentes, desertificação e aquecimento, dentre outros acontecimentos. O Engenheiro Walter apresentou uma conexão entre aquecimento global e eventos extremos, os quais geram grandes impactos humanos, sociais e econômicos. Um dos dados alarmantes apresentados por Walter foi o de que, hoje, 64% do Estado do Espírito Santo apresenta déficit hídrico.
O terceiro palestrante foi o Sr. Jonathan Jantorno Rocha, Assessor Técnico da Defesa Civil da Prefeitura de Vitória/ES, que apresentou diversas ações, programas e metodologias que estão sendo empregadas pela administração daquela Prefeitura. Participaram desse encontro os Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo apoiando o evento, além dos municípios de Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Cariacica, Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Itapemirim, Marechal Floriano, Muniz Freire, Rio Novo do Sul, Serra, Vila Pavão, Vitória e Vila Velha, e a Defesa Civil Estadual.
O Prefeito Odael Spadeto Doca falou sobre, “a importância da Defesa Civil no suporte em casos emergenciais, como ocorreu em Conceição do Castelo, por ocasião de algumas enchentes, lembrando que Defesa Civil é parte integrante da Segurança Pública, que não se faz apenas com ações de Polícia, e que é uma das prioridades da atual administração para um melhor atendimento ao munícipe Conceiçoense e a quem nos visita”.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: quinta-feira, 07 de julho de 2011