BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CONCEIÇÃO DO CASTELO PARTICIPARAM DO 2° TREINAMENTO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

ABV-CC iniciou-se nos dias 20 e 21/06/11 o 2° Treinamento de Formação de Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, com a participação de 25 alunos, servindo esse curso também para reciclagem dos que já o haviam feito em maio de 2009. O curso de formação será composto por três etapas, onde serão ministrados conhecimentos acerca de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio. A capacitação iniciou-se pelo treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar - APH, tendo como instrutores os Sd BM Feldman Teodoro de Beltrame e Welder Kerr de Araújo do 4° BBM, em Marechal Floriano. Nessa primeira etapa foram vistos as atribuições do socorrista, noções de anatomia, precauções universais, avaliação do cenário, avaliação e atendimento à vítima, princípios do atendimento ao traumatizado, avaliação primária, reanimação cardiopulmonar (RCP), hemorragias e ferimentos, técnicas de hemostasia, análise secundária, traumatismo crânio-encefálico (TCE), traumatismo raquimedular (TRM), trauma abdominal, fraturas, luxações, entorces e estado de choque.
Essa é a segunda vez que o 4° BBM vem a Conceição do Castelo para treinar municipes a fim de capacitá-los para os primeiros atendimentos em casos de urgência e emergência relacionados a incêndios e APH. Desde a formação do primeiro grupo, esses se mobilizaram para a criação dos Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo e dentro da equipe muitos fizeram curso de socorrista profissional (220 horas aula), tornando-se líderes de equipe por ocasião dos apoios prestados nos eventos que ocorrem no município.
Os treinamentos foram realizados no posto de saúde do bairro Nicolau de Vargas, onde todos puderam praticar os conhecimentos adquiridos e/ou revistos. Esse treinamento é muito importante visto que ao final de 2010 a American Heart Association - AHA, instituição americana do coração que preconiza os protocolos de atendimentos seguidos pelo Brasil, adotou algumas alterações. Nessa oportunidade a corporação de Bombeiro Militar disponibilizou para o aprendizado e treinamento um boneco tipo manequim, no qual se podiam efetuar todas as manobras preconizadas, manequim esse que dispõe de sensores que informam se a manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP) esta sendo bem realizada ou não. Esse boneco é de fundamental importância para o treinamento e correção de falhas durante o mesmo.
Para a realização desse treinamento contamos com os relevantes préstimos do Corpo de Bombeiro Militar, através do 4° BBM, da Prefeitura de Conceição do Castelo, através do apoio direto das Secretarias de Saúde, de Ação Social e a de Obras, que cederam o espaço, material e lanche, além de liberar funcionários para participar dos treinamentos, demonstrando assim, grande compromisso com a prestação de um melhor serviço público aos municipes, visto que os conhecimentos adquiridos servirão não só para os serviços prestados pela Associação de Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo, podendo também ser utilizados no dia-a-dia dos serviços da Prefeitura.
Agradecemos a participação, empenho e comprometimento de todos que colaboraram com a organização e realização dos treinamentos realizados.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de junho de 2011