Os Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo participaram do 1° Curso de Psicologia de Desastres em Vitória

Nessa quinta-feira (09/06/2011) os Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo participaram do 1° Curso de Psicologia de Desastres, ministrado pela Defesa Civil Estadual. O curso foi realizado no Quartel Central dos Bombeiros Militar, na Enseada do Suá, em Vitória. Essa é a segunda capacitação na área da atuação da Psicologia em situações de Emergência e Desastres que os Bombeiros Voluntários realizam neste ano. A primeira foi na 1ª Conferência de Psicologia de Desastres e Emergências, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo, na data de 25/02/11. Esse é um campo do saber importantíssimo, visto que, devido a natureza dos serviços prestados pela entidade, sempre nos deparamos com situações de desastres, de emergências, nas quais na maioria das vezes há vítimas, de maior ou menor gravidade, podendo ser vítimas diretas ou indiretas do evento ocorrido. Os próprios Bombeiros Voluntários, e demais envolvidos no atendimento, podem ser vítimas de transtornos (Traumas) oriundos das ocorrências atendidas.
O desastre é conceituado como sendo o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema (vulnerável), causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais. O curso foi ministrado pelas Professoras de Psicologia da FAESA, Dras Andréia da S. Ferreira, Marcela Arrivabeni e Maria Dolores Pinheiro de Souza, que explicaram que a psicologia das emergências e desastres representa um conhecimento estratégico para a construção de comunidades mais seguras, além da possibilidade de participação nas equipes que atuam nas situações de desastres. A Psicologia das Emergências estuda o comportamento das pessoas nos acidentes e desastres desde uma ação preventiva até o pós-trauma, subsidiando intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma às vítimas e profissionais.
Estiveram presentes militares de diversos Batalhões de Bombeiros, integrantes da Defesa Civil Municipal de Vila Velha e de Vitória e as Associações de Bombeiros Voluntários de Conceição do Castelo e de Santa Maria do Jetibá. Participaram dessa capacitação os Bombeiros Voluntários Ademilson, Bierres, Franciele, Luana, Lídia, Luciene, Renan, Robson e Rocélio.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: sexta-feira, 10 de junho de 2011