PROJETO MEIO AMBIENTE FAZ PARTE DA PROPOSTA EDUCACIONAL NA UMEI BRÁS LACERDA AMIGO

A UMEI Brás Lacerda Amigo na Semana do Meio Ambiente está desenvolvendo o Projeto Meio Ambiente com seus alunos, através de conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão abrangente, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que: A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital; As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência; É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”. Mahatma Gandhi...
Quando falamos de Meio ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habita, principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio Ambiente tem o dever de lutar contra todos os tipos de arbitrariedade praticadas contra o mesmo. É com esse objetivo que a UMEI Brás Lacerda Amigo trabalhou essas questões tão importante com as crianças, lembrando-as que pequenos atos como: fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar as louças, colocar o lixo no lixo, preservar as árvores e nascentes, coleta seletiva, cuidar das plantas nativas etc...faz a diferença no mundo. Obrigada a todos os funcionários, professoras, pais, secretária e principalmente as crianças que fizeram a diferença hoje e com certeza farão no futuro. Maria dos Anjos Diretora

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: sexta-feira, 03 de junho de 2011