CONCEIÇÃO DO CASTELO ESTÁ CRESCENDO SIGNIFICATIVAMENTE NA PRODUÇÃO DE LEITE NOS ÚLTIMOS ANOS

A Produção de leite em Conceição do Castelo apresentou crescimento significativo nos últimos anos. Para exemplificar, o aumento do volume mensal enviado pelos cooperados para a Selita de 2008 até 2011 foi de 34%. O crescimento da produção é reflexo dos investimentos feitos pelo poder público e iniciativa privada em toda a cadeia produtiva. O município dispõe de 20 resfriadores de leite comunitários para que o produtor que não tem condições de adquirir um equipamento individual possa armazenar sua produção de leite. Desse montante, 10 equipamentos foram adquiridos a partir de 2008. Assim, os produtores têm a oportunidade de comercializar sua produção de acordo com a legislação vigente, e a presença do resfriador numa comunidade faz com que o pequeno produtor cresça sua produção e não tenha que percorrer grandes distâncias para armazenar sua produção. São 11 (onze) núcleos de inseminação, onde a prefeitura auxilia pagando o nitrogênio liquido utilizado pelos produtores e disponibilizado doses de sêmen aos produtores por meio de recursos próprios ou com convênios com o Governo Estadual. A melhoria das pastagens e da produção de forragens para o inverno (cana-de-açúcar e silagem de milho) também contribui muito para o aumento da produção de leite em Conceição do Castelo. A utilização do pastejo rotacionado tem sido incentivado pelos técnicos da Secretaria de Agricultura do município e também pelos técnicos do Escritório local do INCAPER.
PRODUÇÃO DE LEITE POR MÊS: *FEV/2008________________65.551 (litros de leite) *FEV/2009________________58.338 (litros de leite) *FEV/2010________________69.231 (litros de leite) *FEV/2011________________87.786 (litros de leite) FONTE: Selita Presente em 100 propriedades rurais, a pecuária leiteira é a segunda atividade mais importante da economia de Conceição do Castelo. Por mês, o rebanho bovino produz, em média, 175 mil litros de leite. “A sanidade animal também é fator destaque na produção de leite de Conceição do Castelo, sendo que está em Conceição do Castelo a primeira propriedade certificada como livre de brucelose e turbeculose do estado do Espírito Santo. Esta importante conquista é motivo de orgulho dos conceiçoenses, pois esta propriedade reflete bem o esforço de todos os pecuaristas e dos técnicos que atuam no município de melhorar a sanidade dos animais e produzir um produto de alta qualidade e seguro para que seja consumido”, acrescentou o Médico Veterinário – CRMV – ES 0739 (Márcio Sérgio Bissoli Vargas) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Castelo.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: terça-feira, 31 de maio de 2011