JORNADA PEDAGOGICA “INCLUSÃO-DESAFIOS E POSSIBILIDADES: AMPLIANDO HORIZONTES”

O evento foi realizado no dia 23 de maio durante todo o dia e contou com a participação de aproximadamente 260 funcionários das Unidades de Ensino Municipal e Estadual de Conceição do Castelo. A Jornada Pedagógica “Inclusão-Desafios e Possibilidades: Ampliando Horizontes”, foi um evento organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e APAE de Conceição do Castelo e teve por objetivo desenvolver palestras e atividades que possam auxiliar a todos os profissionais das Unidades de Ensino do Município a adotar práticas pedagógicas voltadas à integração e permanência do aluno com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação no ambiente escolar.
O evento foi mais um passo dado pela Secretaria de Educação/APAE em busca do oferecimento de informações e subsídios necessários para caminharmos rumo a uma verdadeira inclusão nas salas comuns das Escola Regulares. A Jornada Pedagógica iniciou-se com a Palestra da Drª Telma Freitas Pimenta, Neurologista Pediátrica, que falou sobre as diferentes Deficiências e TGDs dando ênfase ao Autismo, Síndrome de Asperger e Deficiência Intelectual.
Em seguida, a Psicóloga Clínica Eliane Stedile ministrou uma Palestra Motivacional, esclarecendo a importância da Motivação para qualquer profissional, mostrando que entender as razões para desenvolver suas funções é o primeiro passo para sentir-se motivado a realizar o trabalho diário.
Após o almoço a Psicóloga Eliane Stedile realizou uma palestra com os Auxiliares de Serviços Gerais, Auxiliares de Secretaria e Estagiários com o tema: “Saber Cuidar: Um passo para a Inclusão”. Enquanto isso, os professores e auxiliares de sala participaram de estudos de casos reais com a monitoria da Coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial e a professora Especializada (AEE) Mariana Aguiar C. Lima da Secretaria Municipal de Educação de Vitória-ES.

Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159

Data de Publicação: sexta-feira, 27 de maio de 2011