CONFIRA TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE REALIZADO PELA UMEF “VOVÓ CLARA”, ALUNOS (8ª SÉRIE – TURNO VESPERTINO), PAIS, PROFESSORES E DIREÇÃO DA EEEFM “PROFª ALDY SOARES MERÇON VARGAS” E COMUNIDADE DO BAIRRO NICOLAU DE VAGAS. Se você tem metas para 01 ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Mas se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente. Projeto Meio Ambiente, uma questão de Educação!!! JUSTIFICATIVA A UMEI Vovó Clara em sua metodologia educacional tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Por encontrar-se situada nas mediações de uma matinha - viveiro de várias espécies animais e vegetais- depositado materiais de forma indevida ocasionando a depredação do espaço. Diante da importância da Escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra e de mobilizarmos a comunidade local para os problemas e a destruição que o próprio homem causa no meio ambiente, sentimos a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
| |
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas. A proposta deste projeto é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e meio ambiente, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
| |
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18). Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto. O projeto Meio Ambiente, uma questão de Educação faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
| |
OBJETIVOS • Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. • Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre alunos/professores, entre escola/comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema. • Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns. • Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente. • Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas. • Estimular a comunidade escolar a plantar, preservar e recuperar áreas verdes nos arredores da escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente. Período de execução: 03 meses (março a maio de 2011)
| |
Público envolvido: • Alunos (8ª série – turno vespertino), Pais, Professores e Direção da EEEFM “Profª Aldy Soares Merçon Vargas”; • Pais, funcionários e alunos da UMEI “Vovó Clara”; • Comunidade do Bairro Nicolau de Vargas. Coordenadora: Janete Ana Marotto ESTRATÉGIAS • Elaboração de documentário sobre a atual condição da Matinha do Bairro Nicolau de Vargas; • Apresentação do documentário em Igrejas, Escolas e demais Instituições que solicitarem; • Coleta de lixo na Matinha no dia 16/04/2001 a partir das 08:00 horas • Produção de Placas educativas que serão distribuídas na Matinha no mesmo dia da Limpeza; • Identificação das árvores da matinha; • Distribuição de 150 mudas de árvores para serem plantadas; • Confecção de faixa com frases de conscientização para ser fixadas em locais públicos; • Confecção de Painel Itinerante com fotos da matinha (Antes/Depois); • Confecção de Sacolas Ecológica e Sorteio; • Divulgação e conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente através da Rádio Comunitária sobre os assuntos: consumo consciente, lixo, água/energia, preservação, reflorestamento/nascentes, rios/matas; • Confecção de mural na Escola com os 10 Mandamentos do Planeta: 1 – Só jogue o lixo no lugar certo 2 – Poupe água e energia 3 – Recicle, Reutilize e Reduza 4 – Proteja os animais e as plantas 5 – Proteja as árvores 6 – Não jogue lixo nos rios 7 – Evite queimadas 8 – Evite poluir seu meio ambiente 9 – Só use produtos Biodegradáveis 10- Ame o planeta terra e participe dessa luta! • Estudo e reflexão do Art. 225 da Constituição; • Confecção de murais e maquetes na Escola junto com as crianças estimulando a formação de novos hábitos; • Confecção de plaquinhas com os mandamentos do planeta para utilização no jardim da escola; • Apresentação de teatro nas Escolas/Igrejas; • Interpretação da Letra da música Depende de Nós – Ivan Lins e Victor Martins.
| |
Avaliação • A avaliação será realizada durante o desenvolvimento do projeto. • Avaliação será realizada junto aos alunos, relatando experiências vividas no decorrer do trabalho. Serão feitos registro de falas, desenhos, fotos, livros durante todo o processo, confecção de placas, documentário e muita participação das crianças na plantação e cuidado de árvores, além da conscientização da redução da produção do lixo e o destino adequado para o mesmo. Uma das propostas do projeto é observar, conhecer e nomear as plantas, os animais e os cuidados que devemos ter com a natureza. Durante o período do projeto junto às famílias, funcionários da Escola e Comunidade, estarão juntando materiais diversos que serão reutilizados na confecção de brinquedos, jogos, supermercado, lembrancinhas e outras atividades desenvolvidas em sala de aula e também na organização dos canteiros da horta e do jardim da Escola.
Postagem por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com Tel: (28)3547 – 1101 / (28)9924 - 2159
Data de Publicação: sexta-feira, 29 de abril de 2011