Curso de Irrigação é realizado no Centro Comunitário de São José da Bela Vista

Começou nesta Quinta – Feira (21/10/10) o Curso de “Trabalhador na Operação e na Manutenção de Sistemas de Irrigação por Aspersão” no Centro Comunitário de São José da Bela Vista em parceira com o SENAR via Sindicato Rural de Conceição do Castelo, Prefeitura Municipal e Incaper. O Técnico do Incaper Adilar Viana irá acompanhar o curso e também fez os convites aos produtores rurais, e ainda estarão presente o Presidente do Sindicato Eliomar Mareto, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Vanildo Pagio, o Instrutor do curso Fábio Gomes Pimentel e produtores rurais da comunidade São José da Bela Vista. A técnica de irrigação, sempre que utilizada de forma racional, tanto nos aspectos técnicos quanto econômicos, pode contribuir de forma importante para o eficiente desempenho do agronegócio. Tal utilização possibilita garantias de produção e redução dos riscos na produção de alimentos, pelo aumento da produtividade e da rentabilidade, melhoria da qualidade do produto, aumento no número de safras agrícolas e colheita na entre safra, trazendo desenvolvimento socioeconômico a todos os produtores rurais. A importância está no fato que a aplicação de água controlada, uniformemente e na medida certa para a plantação, resultando em um crescimento saudável e maior produtividade. A água é vida e quando aplicada de forma inteligente e correta pode alavancar a economia e contribuir de forma eficácia do processo no agronegócio. “É uma região do município com grande produção de café conilon, e com este intuito e objetivo o curso trará treinamento aos agricultores para o melhor uso da água e a melhor tecnologia para o uso nas lavouras”, disse Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Vanildo Pagio. "O treinamento adequados aos agricultores para o uso de irrigação nas suas lavouras é suma importância para o uso racional da água. Os agricultores não poderam mais disperdiçar este recurso natural a (água), porque ela fará falta aos mananciais diante do curso dos riachos e rios, prejudicando assim aqueles agricultores que tem sua propriedade abaixo daqueles que usam a água sem consciência", acrescentou o Prefeito Municipal Odael Spadeto.

por: Paulo Moraes Assessoria de Comunicação - PMCC Email: paulo.pmcc@gmail.com el: (28)3547 - 1101

Data de Publicação: quinta-feira, 21 de outubro de 2010