Dia de campo sobre a cultura do Café Conilon em Ribeirão de Santa Tereza reúne produtores de todo o município

Aconteceu na última sexta feira, 07 de maio, na sede da comunidade de Ribeirão de Santa Tereza, em Conceição do Castelo, o Dia de Campo sobre a Cultura do Café Conilon, realizado pela Incaper em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. O evento contou com palestras que abordaram desde novas técnicas para otimizar a produção do café até instruções para prevenir doenças do trabalho. “É um trabalho de conscientização feito aos poucos, tivemos uma primeira palestra sobre o mesmo assunto no ano passado, e desta vez notamos que o interesse dos produtores já foi maior”, disse João Batista Binoti Júnior, fisioterapeuta especializado em fisioterapia ortopédica que palestrou sobre prevenção de doenças do trabalho. “Muitas vezes o trabalhador carrega muito mais peso do que seu corpo pode suportar, isso pode não surtir efeitos de imediato, mas no futuro os sintomas surgirão, é importante que o trabalhador saiba se precaver contra doenças que poderão vir a afeta-lo”, explicou o palestrante que, entre outros aspectos, abordou a quantidade ideal de peso que o trabalhador pode levar, além da forma correta de se carregar o saco de café. O evento contou com palestras aplicadas em estações montadas nas próprias lavouras de café. Aldemar Morelli abordou uma nova técnica para secagem do conilon, José Altino Machado Filho enfocou o consorcio do café conilon com espécies arbóreas, enquanto Maurício Fornazier explicou aos produtores o que fazer para controlar possíveis pragas que venham atacar suas lavouras. A prefeitura disponibilizou um ônibus para transportar os produtores de uma estação para a outra, ao término das palestras houve um almoço de encerramento. O dia de campo contou com a presença do prefeito Doca, além de representantes do secretariado, câmara dos vereadores e Incaper local. “Estamos muito satisfeitos com o sucesso do evento, atingimos nosso objetivo que é de, não só informar ao produtor sobre como obter melhorias na qualidade de seu café, mas também despertar nele o interesse por melhorias em sua qualidade de vida”, disse Sebastião Antônio Gomes, chefe do escritório local da Incaper e coordenador do evento. O próximo evento “Dia de Campo” no município ocorrerá dia 27 de maio na comunidade de Santa Luzia e tratará sobre o cultivo da Tangerina Ponkan.

Data de Publicação: terça-feira, 11 de maio de 2010