Curso de Piscicultura vira opção de renda para Conceição do Castelo

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Sindicato Rural (SR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza desta quinta-feira (03) até o próximo sábado (05), um curso sobre piscicultura, em Conceição do Castelo. O evento tem por objetivo capacitar os produtores da região que utilizem a atividade como fonte de renda. Em Conceição do Castelo, a atividade é pouco desenvolvida, de modo que apenas três propriedades adotam a piscicultura, e não é algo prioritário para o sustento da família. Mesmo assim, alguns produtores têm se interessado pelo cultivo de peixes, e para treiná-los o Incaper convidou o instrutor do Senar, Fabiano Giori, que pretende trabalhar questões técnicas com os participantes durante o curso. De acordo com o zootecnista do Incaper, Laelio Scolforo, “o curso pretende conduzir os 14 produtores participantes a desenvolver a piscicultura em Conceição do Castelo, em busca de aumentar a diversidade de atividades lucrativas”. No primeiro dia do evento, o instrutor aborda sobre: ecossistema aquacultural, água, oxigênio dissolvido, oxigênio dissolvido, sistemas de cultivo, instalações, a escolha do local, derivação, dimensões, profundidade, sistema de abastecimento, sistema de drenagem, preparo dos tanques, entre outros assuntos. No segundo dia, será tratado o manejo alimentar, alimentação, controle de predadores, controle da criação, povoamento dos tanques, espécies cultivadas, comércio e investimento, viabilidade econômica de projetos de aqüicultura, além dos investimentos e custos da piscicultura. Os dois dias de palestras acontecem no Centro Comunitário de Santa Luzia. Já no terceiro dia, os produtores terão contato com os viveiros da propriedade de Ozênio Zorzal, na comunidade de Ponte de Viçosa. No local, Fabiano mostra como observar a qualidade da água, temperatura, o procedimento correto para construção do viveiro, captação de água, despesca, prática de filetagem, entre outros. Mais informações pelo telefone (28) 3547-1245.

Assessoria de Comunicação PMCC Henrique Pagotto (028) 9905-9310 (027) 9852-7989 E-mail: ascompmcc@gmail.com

Data de Publicação: quinta-feira, 03 de dezembro de 2009