Secretaria Estadual de Saúde entrega kits para programa de saúde da família

Conceição do Castelo e outros nove municípios da Região Sul-Serrana receberam, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), kits para equipar profissionais da Estratégia da Saúde da Família. A solenidade de entrega aconteceu na Praça da Matriz e contou com a presença do secretário estadual de saúde, Anselmo Tozi, do prefeito em exercício de Conceição do Castelo, Rogério Gava, da secretária municipal de Saúde, Márcia Vargas de Oliveira, além de prefeitos dos municípios contemplados, vereadores, secretários municipais e população em geral. A entrega do material faz parte do pacote de ações da Sesa para o Projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária dos municípios. O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, falou como representante da Associação dos Municípios do Espírito Santo. Para ele, a ajuda da Sesa vem em um bom momento, devido à queda de receita das prefeituras, com a crise mundial. “Esse apoio para a saúde é muito importante, principalmente para o programa de estratégia da saúde da família. Agradecemos o empenho do governo nesse sentido”, declarou. O prefeito em exercício de Conceição do Castelo, Rogério Gava, também citou a queda de receita, mas ressaltou que o município começará o próximo ano em situação melhor. Em relação aos kits, Gava salientou as melhoras que eles vão trazer à saúde. “Esses materiais vão ajudar a melhorar o atendimento aos cidadãos, o que vai ao encontro da nossa vontade de lutar sempre para fazer o melhor.” Já o secretário estadual de saúde, Anselmo Tozi, destacou que a entrega dos kits é mais uma ação para a descentralização da saúde. “Temos que ajudar os municípios a desempenhar bem o seu papel, que é o da saúde básica”, afirmou. Os municípios que recebem os kits são Castelo, Vargem Alta, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Brejetuba, Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, Iuna, Irupi e Muniz Freire. Entrega de kits de saúde Os kits vão equipar profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) que fazem atendimento direto à população. As equipes da ESF atuam em unidades de saúde, administradas pelas prefeituras. A entrega do material reforçará o atendimento na atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde pública. Nesta etapa, os municípios receberão da Sesa o primeiro lote dos kits: são 51 itens com 85 componentes, entre eles materiais médico-hospitalares – como balança, estetoscópio, otoscópio, pinças, aparelho de nebulização, geladeira para vacina, mesa ginecológica, colar cervical – e de suporte educacional – como aparelho de DVD, televisão e microfone. Posteriormente, a Secretaria da Saúde entregará os demais lotes do material, que, completo, dispõe de 87 itens e 134 componentes. Cada um deles tem valor médio de R$ 12 mil e o objetivo é fornecer um para todas as 718 equipes da ESF que passarão a atuar nos 78 municípios do Estado, com investimentos da ordem de R$ 8,6 milhões. A Sesa já realizou entrega de 32 kits para 14 municípios.

Assessoria de Comunicação PMCC Henrique Pagotto (028) 9905-9310 (027) 9852-7989 E-mail: ascompmcc@gmail.com

Data de Publicação: quinta-feira, 03 de dezembro de 2009