A Secretaria Municipal de Saúde, junto à Vigilância Ambiental, promove na próxima semana a 1ª gincana municipal contra a dengue. O evento tem o objetivo de mobilizar as famílias no combate ao mosquito, no momento em que as chuvas são mais constantes e a proliferação do Aedes aegypti se torna mais fácil. A gincana vai premiar as famílias que recolherem a maior quantidade de lixo, que possa acumular água. O evento será realizado entre os dias 18 e 20, em alguns bairros do município. Informações na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (28) 3547-1368. Abaixo os dias e os horários da gincana:
18 de novembro (quarta-feira) – Ginásio de Esportes do bairro Nicolau de Vargas, das 8h às 13h.
19 de novembro (quinta-feira) – Na pracinha do Bairro Pedro Rigo, das 8h às 10h e na igreja católica do bairro Arthur Soares, das 10h às 13h.
20 de novembro (sexta-feira) – Ginásio Municipal do Centro, das 8h às 13h.
Secretaria Estadual de Saúde alerta para cuidados com a dengue após as chuvas A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, entre os dias 25 e 31 de outubro, 44 notificações de dengue, contabilizadas até o último dia 05. Embora a curva de notificações indique a continuidade da tendência de queda na quantidade de registros da doença, com a chegada das chuvas, os cuidados na prevenção da doença devem ser redobrados. O alerta vale ainda mais para os dias que se seguem após um período chuvoso, considerado ideal para a proliferação do mosquito, porque este demora de sete a nove dias para se tornar adulto. Além disso, os ovos do Aedes aegypti, que eclodem em menos de trinta minutos após contato com a água, estão em sua maioria presentes no ambiente domiciliar e podem aguardar por até um ano condições favoráveis à eclosão, como água, calor e umidade. Por isso, é importante que a população se dedique à eliminação dos focos da doença dentro das residências, medida que evitará o surgimento de vetores adultos no verão, diminuindo a quantidade de doentes na fase epidêmica. Para eliminar os ovos do Aedes aegypti, é necessário combater os possíveis focos da dengue com ações simples, como: - Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; - Tirar água dos vasos de plantas; - Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; - Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água; - Manter os quintais bem varridos, eliminando matéria orgânica, como folhas e restos de alimento de animais; - Escovar bem as bordas dos recipientes e mantê-los sempre limpos.
Dengue grave Até o último dia 05, foram registrados 2.521 casos suspeitos de dengue grave. Destes, 1.638 foram confirmados como Dengue com Complicações (DCC), 381 como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e 74 tiveram o resultado negativo, sendo descartados para a doença. Os demais estão sob investigação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa
Assessoria de Comunicação PMCC Henrique Pagotto (028) 9905-9310 (027) 9852-7989 E-mail: ascompmcc@gmail.com
Data de Publicação: terça-feira, 10 de novembro de 2009