Conceição assina “Lei Seca” e institui Conselho de Segurança Municipal

Com a presença da cúpula da Segurança Pública Estadual, o município de Conceição do Castelo assinou, na manhã desta terça-feira (09), o convênio para adesão da Lei 8.635, popularmente conhecida como Lei Seca. A assinatura aconteceu durante o Sesp Itinerante, evento da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, realizado na Escola Estadual Aldy Soares Merçon Vargas. O secretário Estadual de Segurança, Rodney Miranda, destacou que a assinatura do convênio é a institucionalização de uma parceria entre o Estado e o município, fundamental para a aplicação da Lei. “É errado chamar essa Lei de ‘Lei Seca’, porque ela não restringe a venda de bebidas alcoólicas. Através dela, pretendemos fazer campanhas de conscientização e treinamentos sobre o assunto”, afirmou. Miranda também apresentou os números de homicídios no município: em 2008 foram 7 e neste ano apenas 1. Para ele, isso já é reflexo da política de segurança do governo, em parceria com os projetos realizados pela Prefeitura, principalmente com jovens e crianças. “É possível combater a criminalidade e a violência, trabalhando juntos”, declarou. Outro assunto abordado pelo secretário foi o Conselho de Segurança Municipal, que, segundo ele, não existe sem a participação do poder público e o envolvimento da comunidade. “É preciso que os moradores participem, para criticar, apontar erros e também soluções e boas iniciativas”. Em Conceição, o Conselho de Segurança Municipal tomou posse durante o Sesp Itinerante. Para o prefeito, Odael Spadeto, Conceição vive um momento de estreitamento da relação entre cidadãos e autoridades. Como exemplo, ele citou o trabalho realizado no município com os projetos esportivos (Campeonatos de Futebol, Futsal e Bocha e o projeto Bom de Bola, 10 na Escola) que envolvem cerca de 1.100 esportistas. Para Doca, problemas com álcool e drogas podem ser resolvidos com políticas públicas que envolvam esporte, cultura, lazer e valorização da família. “Temos procurado desenvolver projetos que façam com que crianças, adolescentes e jovens fiquem longe do álcool e das drogas, sempre buscando a interação entre poder público e comunidades”, afirmou. Também estiveram presentes no evento secretários municipais e vereadores, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, lideranças religiosas, além dos alunos e professores da Escola Estadual Aldy Soares Merçon Vargas. Sesp Itinerante Além da assinatura do convênio, moradores de Conceição puderam contar com os serviços do Sesp Itinerante. Os participantes assistiram a palestras preventivas sobre acidentes domésticos e a uma peça de teatro sobre os perigos das drogas. Além disso, foram oferecidas 150 senhas para a confecção de carteiras de identidades e serviço de defensoria pública. O secretário, Rodney Miranda, também conversou com moradores que agendaram o atendimento anteriormente. Segundo Miranda, o Sesp Itinerante tem o objetivo de levar a Secretaria Estadual de Segurança para os municípios, mostrando as ações e os projetos, além de receber os anseios das comunidades e conhecer o que vem sendo desenvolvido nas cidades onde é realizado. Também durante o evento, os participantes do curso de capacitação com instrutores do 4º Batalhão dos Bombeiros de Marechal Floriano receberam os certificados.

Assessoria de Comunicação PMCC Henrique Pagotto (028) 9905-9310 (027) 9852-7989 E-mail: ascompmcc@gmail.com

Data de Publicação: terça-feira, 09 de junho de 2009