“Temos que resgatar nossa humanidade”, afirma Viviane Mosé

“A escola deve ser o lugar onde se aprende a conviver”. Essa foi uma das afirmações da psicóloga e filósofa Viviane Mosé, durante a palestra “Educando um ser em formação” para professores do ensino fundamental e médio e para servidores de Conceição do Castelo. Ela destacou que, com o avanço tecnológico, principalmente da internet, as pessoas desaprenderam a conviver. Dessa forma, a comunicação se tornou mais virtual do que real. “As pessoas não conseguem conviver, o que prejudica vários aspectos da vida. As empresas preferem contratar funcionários que consigam se relacionar com os colegas, àqueles que tenham muito estudo, mas demonstram não conviver bem em grupos”, destacou. E a escola é fundamental para o que Viviane chama de resgate da humanidade, que se perdeu um pouco nos jovens, devido à falta de perspectiva no futuro. Fazendo esse resgate nos mais novos, serão formados adultos mais “preparados” para conviver em sociedade. E para que isso aconteça, é preciso que o modelo atual de escola mude, e essa mudança, segundo a filósofa, já vem acontecendo em todo o mundo. E a ideia foi aplicada na reformulação da estrutura educacional da Secretaria Estadual de Educação, projeto do qual Viviane participou. “Nessa mudança nosso foco ficou em cima de duas perguntas: quem é o cidadão que formamos e qual o cidadão que queremos formar”, afirmou. E para que a mudança aconteça o profissional de educação tem que estar preparado para o que pode acontecer no dia-a-dia. “Hoje o professor pode encontrar em sala de aula um aluno que sabe mais do que ele. E ele precisa encarar isso com naturalidade”. Para o secretário municipal de Educação, Cláudio Zóboli, a palestra de Viviane Mosé tem o objetivo principal de despertar nos professores a motivação para que essa mudança aconteça também nas escolas de Conceição. “A mudança vem do “EU”. É preciso que o professor entenda que pode fazer a diferença nesse processo”, afirmou.

Assessoria de Comunicação PMCC Henrique Pagotto (028) 9905-9310 (027) 9852-7989 E-mail: ascompmcc@gmail.com

Data de Publicação: sexta-feira, 29 de maio de 2009