Cerca de 100 produtores de tangerina Ponkan se reúnem, nesta sexta-feira (22), em Conceição do Castelo, município da Região Serrana, para um Dia de Campo realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O encontro acontece na propriedade de José Admar Zanão, na comunidade de Santa Luzia, a partir das 8 horas. O principal objetivo do Dia de Campo é transferir as tecnologias de produção para os agricultores da região, a fim de melhorar a qualidade e a produtividade da cultura. Outro assunto de destaque é a saúde do trabalhador rural. Entre as palestras, uma será sobre Ergonomia - estudo que usa conhecimentos variados para tornar o trabalho humano mais confortável. Para o engenheiro agrônomo do Incaper em Conceição do Castelo, Sebastião Antônio Gomes, o diferencial desse Dia de Campo é o bem estar do agricultor. “O produtor de Ponkan pode desenvolver muitos problemas na coluna e nos joelhos se não se portar de forma adequada durante sua atividade. Esperamos que a palestra contribua para conscientização dos agricultores em relação à própria saúde”, destaca. O município de Conceição do Castelo, distante 121 quilômetros de Vitória, produz aproximadamente 550 toneladas de tangerina Ponkan por ano. Esta produção envolve, em 30 hectares plantados, aproximadamente 30 agricultores familiares.
Serviço Evento: Dia de Campo sobre tangerina Ponkan Local: Propriedade de Senhor José Admar Zanão - Santa Luzia - Conceição do Castelo Horário: 8 horas.
Programação 8 horas – Recepção dos participantes com café com frutas de boas vindas
9h30 – Abertura oficial
10h às 12h30 – Palestras ESTAÇÃO 1: Mercado e Comercialização de Frutas Cítricas de Mesa Hermeval Guerini – Engenheiro agrônomo do Incaper/Ceasa-ES ESTAÇÃO 2: Qualidade das mudas cítricas Flavio de Lima Alves – Engenheiro Agrônomo Incaper Erly Roepke – Presidente da Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Espírito Santo (Asplames) ESTAÇÃO 3: Manejo Prático de Doenças e Pragas na Produção Integrada Dr. Hélio Costa e Maurício J. Fornazier – Engenheiros agrônomos do Incaper ESTAÇÃO 4: Ergonomia: Como prevenir doenças do trabalho João Baptista Binotti Júnior – Fisioterapeuta
12h45 às 15h – Almoço e confraternização
Texto: Assessoria de Comunicação Incaper
Assessoria de Comunicação PMCC Henrique Pagotto (028) 9905-9310 (027) 9852-7989 Email: ascompmcc@gmail.com
Data de Publicação: quinta-feira, 21 de maio de 2009