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A população das comunidades do interior de Conceição do Castelo terá acesso a vários serviços do Centro de Referência de Assistência Social, com o projeto CRAS Itinerante. A cada semana, sempre às quartas-feiras, a unidade móvel do Centro vai realizar alguns dos atendimentos feitos na Sede, como visitas domiciliares, oficinas de capacitação, cadastramentos, orientação e outros. As primeiras comunidades visitadas serão Taquarussu, Santa Luzia, Vargem Alegre e Tinguá. Ainda em 2009, o CRAS pretende estabelecer parcerias com as secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Turismo, como forma de efetivar a prática da multidisciplinaridade. A unidade do município foi fundada em 2006, com a meta inicial de atender 500 famílias por mês. Atualmente, o CRAS presta assistência a cerca de 1.250 famílias. Só em 2008, foram realizados 3.067 atendimentos, de forma direta ou indireta, por meio de visitas domiciliares, oficinas de capacitação e/ou geração de renda, palestras socioeducativas, atendimentos psicossociais, Bolsa Família, entre outros serviços. A unidade de Conceição ainda oferece diversos serviços gratuitos à comunidade. A assessoria jurídica funciona às terças e quartas, das 8h às 11h. O atendimento não precisa ser agendado e é feito por ordem de chegada. O serviço de assistência social funciona às segundas e terças, na sede da unidade, das 8h às 16h, e às quartas no CRAS Itinerante. O atendimento psicológico é feito com os grupos das oficinas oferecidas. A unidade tem em sua equipe um coordenador, um estagiário de serviço social, um assistente social, um psicólogo, um auxiliar administrativo, um advogado, um estagiário de direito, um instrutor de informática e um auxiliar de serviços gerais. Mais informações sobre os serviços e atendimentos podem ser obtidas pelo telefone (28) 3457-1531.
O CRAS O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública da política de assistência social, presente em vários municípios do Estado, que tem os seguintes objetivos: • Contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social; • Fortalecer os vínculos familiares e comunitários; • Promover aquisições sociais e materiais para a população, como forma de fortalecer a autonomia das famílias e das comunidades. Seu público-alvo é a população em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, com acesso precário ou nulo aos serviços públicos, vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados, que vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.
Assessoria de Comunicação PMCC Henrique Pagotto (028) 9905-9310 (027) 9852-7989 Email: ascompmcc@gmail.com
Data de Publicação: terça-feira, 12 de maio de 2009