No domingo do dia 04 de junho, a Associação de Moradores da comunidade do Indaiá, realizou a sua festa anual ja tradicional na comunidade. Desta vez, a atração principal da festa, a banda Musical Prateado se apresentou no palco do evento, por conta de um recurso recebido do #Funcultura. Também se apresentaram na festa, bandas locais de grande relevância aqui dentro do município. A comunidade de Indaiá agrade a Secult pela doação do show principal do evento.
Segue abaixo uma breve explicação sobre o Funcultura - Es.
Funcultura
Desde 2009, artistas, produtores e agentes culturais do Estado possuem acesso a uma nova forma de apoio para financiamento da atividade culturais, o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo - FUNCULTURA (Lei Complementar nº 458 de 21/10/2008), cujos recursos visam a incentivar a formação e a fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos, e a tornar a atividade cultural uma importante estratégia nos programas de desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.
O acesso aos recursos do FUNCULTURA é transparente e democrático, através da publicação de Editais públicos anuais que possibilitam ao cidadão capixaba a realização de projetos culturais de interesse público e de forte impacto social. Podendo assim, identificar demandas ainda pouco explícitas e, ao mesmo tempo, estimular a inovação, a experimentação, novas proposições e abordagens criativas de questões culturais contemporâneas. Estão previstas também formas de financiamento, por intermédio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo - Bandes, para desenvolvimento de projetos culturais.
Aumentar o investimento em cultura significa, portanto, estimular uma forma de desenvolvimento apoiada na criatividade e na expansão da produção cultural que, além de gerar trabalho e renda, fortalecerá, ao mesmo tempo, a nossa identidade.
O recurso do FUNCULTURA acarreta a médio prazo a estruturação do mercado e a entrada de novos agentes no sistema de produção cultural, o aprimoramento na elaboração de projetos culturais e, conseqüentemente, a qualificação dos responsáveis pela execução de programas, projetos e ações culturais.
Data de Publicação: terça-feira, 13 de junho de 2023