ESCOLA DE SANTA LUZIA É A PRIMEIRA DA REDE MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL

Com o retorno das aulas do ano letivo de 2023, a Secretaria Municipal de Educação iniciou as atividades na primeira Escola em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Conceição do Castelo, na EMEF Santa Luzia. A iniciativa visa priorizar a melhoria da qualidade da educação com a formação integral de crianças.

O objetivo da Escola de Tempo Integral é ampliar o tempo de permanência do estudante no ambiente educacional, promovendo mais oportunidades de aprendizado e condições necessárias para que o educando possa se posicionar de forma autônoma, solidária e competente.

LEGENDA: A EMEF SANTA LUZIA É A 1ª ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A carga horária é de sete horas com atendimento da educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com relação aos componentes curriculares, além do Núcleo Comum, é trabalhada a parte diversificada do currículo que tem por objetivo complementar e enriquecer a Base Nacional Comum.

Os espaços da escola estão sendo organizados e ampliados para que os profissionais possam receber os alunos e trabalhar os componentes curriculares específicos do Tempo Integral, como: Projeto Integrador, Eletivas, Estudo Orientado, Recreio de Possibilidades, aprofundamento de Leitura e Escrita e Tutoria.  São utilizadas metodologias diversificadas com propostas bem claras e intencionais, propiciando as condições necessárias ao desenvolvimento do perfil investigativo, crítico e voltado à autonomia do estudante frente aos desafios da atualidade.

Os princípios educativos da educação em tempo Integral no município, está pautado nos quatro pilares do conhecimento: educação interdimensional, protagonismo e pedagogia da presença.

Para o Secretário Municipal de Educação, Cleumar Maretto, a implantação da Escola de Tempo Integral no município é uma conquista para os munícipes.

“Com certeza, ficando mais tempo na escola, as oportunidades de ampliação de aprendizagem e convivência são maiores”, afirmou o Secretário.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
EDIMARA GARBELOTTO