CONDEMAS REALIZA REUNIÃO PARA ESTABELECER METAS AMBIENTAIS PARA 2023

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento Básico (Condemas), realizou no último dia (07, uma reunião sobre os Programas “Cultivar” e o Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam), com o objetivo de estabelecer metas a serem cumpridas no município para o ano de 2023.

O Projeto “Cultivar” visa promover de forma participativa ações de conservação de água e solo, por meio das práticas mecânicas de preservação e práticas de extensão. Através do recurso federal destinado ao município, no valor de R$ 232.114,62, o projeto atenderá aproximadamente 15 produtores. Seguindo critérios de maior necessidade, foram escolhidos beneficiários das comunidades de Água Limpa, Montevideo e Monforte Quente. A data prevista para seu início de execução das iniciativas será em fevereiro de 2023.

O “Proesam” objetiva inserir e divulgar com maior facilidade, informações públicas, referentes aos dados municipais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. As divulgações pertinentes são de licenciamentos; atos do Condemas; leis e atualizações; decretos; projetos de lei e novas taxas atreladas no desenvolvimento urbano e rural do meio ambiente.

Durante a reunião do Condemas, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio ambiente, José Leonardo Zanão, declarou ter conseguido para a Secretaria, uma emenda parlamentar no valor de R$400.000,00. O benefício foi conquistado durante uma viagem à Brasília que ele fez no início de novembro, junto ao Prefeito Municipal e outros gestores. De acordo com o Secretário, essa verba será voltada à política de bem-estar animal (atrelada ao Projeto Proesam). Mais especificamente, esse recurso será utilizado para castração de cães e gatos, evitando a mitigação proliferada das espécies de forma desordenada na cidade.

O encontrou contou com a presença do Secretário de Agricultura e Meio ambiente José Leonardo Zanão, Secretários de outras pastas e os representantes do Condemas, Consorcio Rio Guandu, ASCCAC, Sindicato Rural, Associação Universitária de Conceição do Castelo e outros servidores municipais.

Data de Publicação: quinta-feira, 15 de dezembro de 2022