EDUCAÇÃO COMEMORA DIA DA MERENDEIRA COM CONCURSO DE CULINÁRIA

O “Dia da Merendeira Escolar” foi comemorando no dia 30 de outubro e para valorizar e incentivar o trabalho dessas profissionais responsáveis por preparar uma alimentação saudável e de qualidade para centenas de alunos da rede educacional do município, a Secretaria Municipal de Educação, realizou um concurso de receitas autorais saudáveis entre as merendeiras.

A 1ª edição do “Concurso Receitas da Alimentação Escolar de Conceição do Castelo” propôs o tema: “Saúde e Sabor” e as inscrições foram abertas para todas as cozinheiras da rede municipal. Uma Comissão Julgadora composta por servidoras da Prefeitura foi responsável por avaliar os pratos seguindo os critérios dispostos no regulamento do concurso.

Foram quatro merendeiras inscritas e o critério de participação foi a criação de uma receita própria da candidata.  A primeira colocada, como forma de gratificação pelo desempenho, ganha um forno elétrico e terá sua receita incluída no cardápio escolar de todas as unidades de ensino e o prato levará seu nome.

As receitas inscritas foram: Couve-flor ao creme de batata; Feijoada Nutritiva de Talos; Purê de Inhame e Biomassa de Banana, recheado de carne moída e o último, Farofa Colorida.

LEGENDA: PRATO VENCEDOR - COUVE-FLOR AO CREME DE BATATA            LEGENDA: FEIJOADA NUTRITIVA DE TALOS                                               LEGENDA: FAROFA COLORIDA

LEGENDA: PURÊ DE INHAME E BIOMASSA DE BANANA VERDE COM CARNE MOÍDA

A coordenadora da alimentação escolar, Adriana dos Santos, relata sobre a execução do concurso:  “O concurso foi pensado com muito carinho para a valorização das nossas merendeiras, pois elas são peça fundamental no setor de Alimentação Escolar. São elas que com carinho, responsabilidade e técnica levam sabor aos pratos e incentivam as crianças a consumirem a merenda na escola”, explica.

Os pratos deveriam conter apenas ingredientes que já constam na lista de alimentos disponíveis nas escolas e seguiram os seguintes critérios de avaliação, conforme regulamento: Originalidade, criatividade, inovação e/ou ousadia; Apresentação visual (aparência) da receita; Sabor da preparação; Aroma da preparação; Aproveitamento integral dos ingredientes; Inclusão de alimentos saudáveis: prioritariamente alimentos in natura ou minimamente processados e Facilidade e tempo de preparo da receita e viabilidade de servir a receita em grande número de porções, ou seja, para 100 pessoas ou mais.

Após avaliação de todos os pratos, a comissão julgadora elegeu como a melhor receita, que foi a “Couve-flor ao creme de batata”, da cozinheira Sirlene Maria Moreira Peisin, servidora da EMEI Brás Lacerda Amigo.

LEGENDA: A MERENDEIRA SIRLENE MARIA M. PEISIN TEVE A RECEITA CAMPEÃ DO CONCURSO E GANHOUM UM FORNO ELÉTRICO

A nutricionista Liliana Magnago Pedruzzi, responsável pela alimentação escolar, avalia a 1ª edição do concurso: “As merendeiras exercem um papel fundamental no incentivo à alimentação escolar saudável e concursos como esses, onde buscamos valorizar o seu trabalho e incentivar a elaboração de receitas saudáveis, nutritivas e saborosas para integrar o cardápio da Alimentação Escolar, podem ajudar a conscientizá-las deste importante papel de educadora e assim possam promover a alimentação adequada e saudável no ambiente escolar”, ponderou.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Alimentação Escolar, parabeniza todas as participantes pela dedicação e o talento demonstrado no preparo das receitas saudáveis para o cardápio escolar.

LEGENDA: COMISSÃO JULGADORA NA DEGUSTAÇÃO DOS PRATOS

LEGENDA: AS OUTRAS MERENDEIRAS PARTICIPANTES TAMBÉM RECEBERAM UM BRINDE PELA PARTICIPAÇÃO

“Nosso reconhecimento às funcionárias que preparam a deliciosa merenda de nossas crianças e estudantes, função tão importante e que torna o espaço escolar mais prazeroso”.

Feliz Dia da Merendeira Escolar.

Assessoria de Comunicação: Edimara Garbelotto

Data de Publicação: terça-feira, 08 de novembro de 2022