ESCOLAS MUNICIPAIS DESENVOLVEM PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

As Escolas Municipais estão desenvolvendo um projeto educativo denominado “AGRINHO”, que visa transformar o aluno em agente de mudança de hábitos e atitudes para a preservação do Meio Ambiente. O projeto, propicia aos alunos diversidade de experiências, com participação ativa para que possam ampliar seus conhecimentos sobre questões relativas ao equilíbrio e o futuro do planeta, que dependem de nossas ações.

Dentro dessa iniciativa, a EMEF José Feriani  introduziu ação Juçara na Escola: O sabor da Mata atlântica”.  A ideia foi desenvolvida pela professsora responsável pela turma do 2º ano da EMEF José Feriani, os alunos iniciaram as ações visitando o sítio do agricultor Eliomar Maretto e família, em Conceição do Castelo, ele é um dos cultivadores do Juçara no município. Na propriedade “ Sítio Recanto das Palmeiras”, o produtor rural mostrou aos alunos o trabalho agroecológico iniciado a muitos anos em suas terras, de forma sustentável. Ele também trabalha com consórcio de culturas como o café, abacate, banana e palmeiras, com destaque especial para a Palmeira Juçara, geração de renda e preservação da fauna e flora.

Durante a visita no sítio, o agricultor mostrou o plantio de Juçara e explicou para as crianças e mães presentes que a palmeira juçara é uma planta que se cortada não rebrota mais, e que no passado, foi explorada para extração do palmito e, por isso entrou para a lista de ameaças de extinção. Porém, a Juçara também produz frutos, dos quais se produzem a polpa semelhante ao Açaí da Amazônia, um alimento rico em nutrientes e sustentável.

O agricultor mostrou também, os sistemas de manejo e a técnica de “Perfilhamento artificial” usados no plantio da palmeira. Uma das conclusões evidenciadas na visita, foi que a Palmeira Juçara é uma planta com múltiplos usos, dentre eles:  recuperação de áreas de preservação permanentes e conservação de recursos hídricos, exploração de frutos para comercialização de polpa e outros derivados, alimento saudável, nutritivo, sustentável, e atração da fauna e flora. Uma ótima alternativa de fonte de renda para a agricultura familiar.

Data de Publicação: quinta-feira, 14 de julho de 2022