Começou nesta semana as visitas do “Ônibus Ciência Itinerante” nas escolas municipais de Conceição do Castelo. O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, tem por objetivo levar a ciência e a tecnologia cada vez mais próximo dos estudantes, com diversos tipos de materiais educativos que proporcionam interatividade com os alunos.
O ônibus foi totalmente adaptado para se tornar um laboratório de ciência e tecnologia, com kits de robótica e demais equipamentos que abrangem várias áreas de conhecimento, como matemática, biologia e física. Todos esses materiais servirão de complemento para as atividades curriculares desenvolvidas pelos professores.
“O município tinha um laboratório de ciência muito completo. No entanto, temos dez escolas. Então surgiu a ideia de levar esse laboratório para todas as escolas por meio de um ônibus totalmente adaptado para receber esse laboratório”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Cleumar Maretto.
As primeiras visitas foram nas escolas EMEF Antônio Padoani e EMEI Vovó Natalina Padoani, apresentando o ônibus da Ciência Itinerante aos alunos com a exposição dos materiais de ciências e biologia.
Outros projetos da Secretaria Municipal de Educação como “Meio Ambiente – a preservação está em nossas mãos: mãos pequeninas, raízes fortes” e o “Programa Agrinho”, serão também expostos durante as visitas.
Na fase de elaboração do “Ônibus Ciência Itinerante”, houve uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que auxiliou a Secretaria, junto aos responsáveis pelo projeto de extensão Mostra de Ciências e pelo Laboratório de Ensino de Biologia (LEB).
Legenda: Ônibus Ciencia Itinerante em demonstração durante a Feira de Negócios, em Conceição do Castelo
Assessoria de Comunicação: Edimara Garbelotto
Data de Publicação: quarta-feira, 22 de junho de 2022