SAÚDE PROMOVE AÇÕES DE COMBATE A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Vigilância em Saúde, tem realizado diversas ações em combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, e também outras espécies.

Chamadas “ações de bloqueio”, o setor utiliza máquinas para aplicação de produto inseticida, conhecido popularmente como fumacê. O carro do “fumacê” é uma das estratégias utilizadas pela Vigilância em Saúde, e é uma das mais eficientes no controle da população de mosquitos. Consiste em emitir uma “nuvem de fumaça “ com o produto estabelecido pelas Diretrizes Nacionais de Saúde, e realizada sempre ao amanhecer ou ao entardecer, por ser o período de maior atividade do mosquito.

Outra ação realizada pelos agentes de combate às endemias, são as fiscalizações de focos de mosquitos, eles também passam pelos bairros aplicando o veneno adequado. Também realizam a aplicação do inseticida biológico Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), nos rios e cabeceiras do município, isso dificulta a proliferação de larvas do mosquito borrachudo.

A Secretaria ressalta, que essas ações não descartam a importância da colaboração da população em manter os cuidados diários contra a proliferação do mosquito, como: deixar os quintais sempre limpos e livre de objetos que possam acumular água.

Dúvidas, denúncias de foco de mosquito e mais informações pelo telefone (28) 3547- 1913.

Legenda: Os agentes de combate às endemias realizam ações de bloqueio contra o mosquito da dengue

Legenda: Aplicação do inseticida biológico Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) nos rios e cabeceiras do município

Legenda: Carro do fumacê no combate à proliferação do mosquito da dengue

Assessoria de Comunicação: Edimara Garbelotto