Com o objetivo de acompanhar as gestantes do município, prestando suporte com orientações acerca da gestação e cuidados com o recém-nascido, profissionais da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, por meio da equipe técnica do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), estão desenvolvendo o projeto “Crescer bem melhor”.
Nesta quinta-feira (31), foi realizada mais uma rosa de conversa com o tema: “Planejamento Familiar”, coordenada pela enfermeira Rakel Garbelotto D’Ávila. A participação no projeto é aberta a todas às mulheres, independente de cadastro no “CadÚnico” do Governo Federal. As reuniões acontecem mensalmente, sempre na última quinta-feira de cada mês, a partir das 8 horas, no auditório do Cras.
Nos encontros, são tratados temas relacionados à saúde, como: saúde da mulher, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, aspectos emocionais na gestação, alimentação da gestante e do bebê, planejamento familiar, atividade física na gestação, a hora do parto; e também assuntos relacionados à assistência social às futuras mamães: auxílio natalidade e acompanhamento familiar sistemático e os profissionais da secretaria de saúde conduzirão palestras com temas referentes a essa fase.
Auxilio Natalidade
De acordo com a coordenação do Cras, para receber o auxílio natalidade, além dos critérios estabelecidos na lei municipal 1.816/2015, a gestante deverá participar de no mínimo quatro reuniões do projeto “Crescer bem melhor”. Ressaltando que, independe de atender aos critérios para o recebimento do auxílio natalidade, qualquer gestante poderá participar das palestras.
Calendário dos encontros em 2022:
28 de abril de 2022
26 de maio de 2022
30 de junho de 2022
28 de julho de 2022
25 de agosto de 2022
29 de setembro de 2022
Legenda: Equipe do projeto "Crescer bem melhor"
Assessoria de Comunicação: Edimara Garbelotto
Data de Publicação: quinta-feira, 31 de março de 2022