EDUCAÇÃO PROMOVE PROJETO PARA INCENTIVAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS

No dia 31 de março é celebrado o “Dia da Saúde e Nutrição", pensando na importância de conscientização do tema, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da nutricionista, responsável técnica pelas ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar, realizou uma campanha nas escolas municipais de educação infantil e fundamental, incentivando os professores a criarem projetos na sala de aula que ensinem aos alunos bons hábitos alimentares desde a infância.

A iniciativa foi adotada pelos profissionais da educação, que criaram projetos educativos e envolveram a escola, os alunos e os pais. Foram diversos trabalhos inscritos na campanha, que contou com uma comissão composta por membros da secretaria e presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que julgaram o melhor apresentado.

“O objetivo dessa campanha, foi de incentivar a autonomia das escolas, com suas criatividades, para as ações voltadas à alimentação e nutrição, tendo em vista a importância do tema, especialmente no ambiente escolar, onde podemos construir hábitos alimentares saudáveis. Desta forma, conseguimos compreender que essa pode ser, e é uma missão de todos, relatou a nutricionista responsável pela campanha Liliana Magnago Pedruzzi.

Dentre os projetos inscritos, tiveram várias ideias como: implantação de horta e pomar na escola, com os alunos aprendendo a plantar as hortaliças e frutas; intervenções para tonar o café da manhã das escolas mais saudável; piquenique saudável; vendinha saudável; palestra sobre alimentação e saúde, dentre outros.

Com o tema “Meu pratinho saudável”, a EMEI Vovó Clara foi o projeto vencedor da ação. A escola realizou uma ação de conscientização com toda equipe escolar, alunos e familiares, de forma a mostrar como uma alimentação saudável é possível e gostosa. As profissionais promoveram uma compreensão sobre o quadro alimentar, com o “Semáforo da Alimentação Saudável”, confeccionado em forma de painel, que representava as três cores que determinam quais alimentos devemos evitar (vermelho), os de consumo moderado (amarelo) e quais alimentos podemos comer à vontade (verde).  As professoras fizeram também piquenique de frutas e finalizaram com uma receita de cookie de banana e aveia, feito pelos alunos com a ajuda das servidoras da cozinha. Posteriormente, o biscoito foi enviado para casa, e as famílias puderam degustá-los, junto, foi enviado com um folder com orientações e receitas deliciosas e saudáveis que podem ser inseridas em nosso dia a dia.

Na avaliação da comissão da Secretaria Municipal de Educação, este trabalho foi o vencedor por ter conseguido unir da melhor forma a família, as profissionais da escola e os alunos acerca do tema conscientizando os pais de que é possível fazer uma comida gostosa e saudável e que isso é praticado na escola.

Para a nutricionista responsável pela alimentação escola, Liliana Magnago Pedruzzi, o projeto da EMEI Vovó Clara foi escolhido pelos seguintes motivos: utilizou o guia nutricional; envolveu às famílias no projeto; cumpriu os padrões de higiene na confecção dos biscoitos e utilizou receitas que podem ser incorporadas ao cardápio nutricional escolar.

As idealizadoras do projeto são: Janete Ana Marotto e Aurineri Oliveira Damaceno.

Assessoria de Comunicação: Edimara Garbelotto

Data de Publicação: quinta-feira, 31 de março de 2022