REUNIÃO DO CONDEMAS ESTABELECE PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO NO PROJETO “BARRAGINHAS”

Na última quarta-feira (16), foi realizada uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento Básico (Condemas), que dentre as pautas discutidas, deliberaram sobre a adesão de Conceição do Castelo no projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), intitulado “Barraginhas”.

A iniciativa é uma tecnologia social de baixo custo que traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos para a região onde é implementada. Trata-se de uma forma simples de “plantar água”, ou seja, o sistema de “barraginhas” permite que pequenas bacias façam a captura de enxurradas e faz com que as chuvas infiltrem nos terrenos, conservando a água e o solo.

A ideia inicial é que o projeto seja executado na região das Comunidade de Água Limpa e Formosa, pois em épocas de chuvas, essas localidades sofrem com sedimentações de terreno, que vão para a estrada. Portanto, essa iniciativa ajudaria a evitar erosões, assoreamentos e contaminações ambientais, captando a água das chuvas e armazenando-a no solo.

Outra ação estabelecida na reunião, foi a destinação do saldo disponível do “Fundo Municipal de Conservação Ambiental”, que será utilizado para a aquisição de um veículo para fins de fiscalização do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura.

Ainda foram discutidas outras pautas, como a adesão ao “Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e apoio aos Municípios”, dentre outros assuntos gerais.

Legenda: Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento Básico (Condemas)

Data de Publicação: sexta-feira, 18 de março de 2022