Parceiro do Projeto “A recuperação do solo como ‘escada’ para o Meio Ambiente” o Sr. Eliomar Maretto é inspiração para alunos e professores.
Uma pessoa essencial para o desenvolvimento do projeto “A recuperação do solo como ‘escada’ para o Meio Ambiente” foi o Sr. Eliomar Maretto, a favor da política social, em um só dia, em ligações para pessoas que pensam como ele, conseguiu para o nosso projeto parcerias e doações financeiras de mais de mil reais.
Planejamos juntos muitas ações para desenvolver durante o mês de agosto e também a longo prazo na escola. Agendamos com ele uma visita a sua área reflorestada que conta com muitas mudas de árvores frutíferas e também nativas, reflorestadas pelo próprio Sr. Eliomar Maretto. Por ter se identificado com os objetivos do projeto, doou para a EMEF Prof. Edson Altoé diversas mudas de árvores frutíferas e nativas, entre elas Jequitibá Rosa, Pau-Brasil e palmeiras Juçara.
A escola ainda ganhou do Sr. Eliomar, mudas de acerola, limão siciliano, jabuticaba, manga, abacate e gabiroba. O Sr. Eliomar pediu que cada criança adotasse uma árvore e que a cuidasse, para que a planta não morra de sede e nem sirva de alimento para a formiga.
Por conta de toda essa colaboração com o projeto, é mais que justo, homenageá-lo, pois independente do rumo que o projeto tomar no concurso do Agrinho, à partir de hoje os alunos do 3º ano “E” valorizarão o Meio Ambiente, a recuperação do solo através do consórcio de culturas é essencial para a proteção da fauna e da flora. Sou muito grata por tudo o que o Eliomar nos ofereceu. O mundo precisa de mais pessoas assim. Afirmou emocionada a professora Renata da Silva dos Santos Uliana.
Sem usos de herbicidas e defensivos agrícolas, incentivou alunos e a professora a fazer o mesmo sistema no morro da escola Edson Altoé, se tornando assim, a principal ação do projeto.
Durante a visita a sua propriedade, mostrou como o rio Viçosa aumentou sua quantidade de água, este que é um dos afluentes do rio Castelo, um rio essencial para o nosso município de Conceição do Castelo.
Falou sobre o Sistema Agroflorestal iniciada no Recanto das Palmeiras a 30 anos de forma voluntária e sustentável. Afinal, proteger a natureza é garantir a alimentação de todos.
Ver alunos com idade entre oito e doze anos visitando nossa propriedade com intuito de construir as demandas do programa AGRINHO nos enche de alegria, aqui temos um trabalho voltado para Sustentabilidade e Consórcio de culturas. Compartilhar um abacate com as crianças foi maravilhoso, sinceramente é emocionante ver o entusiasmo destas crianças e ensinar fora das quatro paredes. Eles interagem, perguntam e prestam atenção nas respostas, ganhei mais uma experiência de quanto é bom ensinar. Foi grande dia, tenho certeza que o solo mais fértil está aqui nas cabecinhas destas crianças. Afirma o Sr Eliomar Maretto.
Participação ativa dos membros do conselho de escola da EMEF Prof. Edson Altoé
Agradecemos de coração Sr. Eliomar!!! Alunos do 3º ano “E” e professora Renata da Silva dos Santos Uliana.
As ações desenvolvidas fazem parte do Programa Agrinho, um programa de responsabilidade social do SENAR/ES-FAES. Um programa transformar de hábitos e atitudes que prioriza a criança e o adolescente, transformando em agente de preservação do meio Ambiente.
Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio - Coordenadora Municipal do Agrinho 2019
Data de Publicação: segunda-feira, 09 de setembro de 2019