EMEF José Feriani mobiliza comunidade escolar e desenvolve várias ações no Programa Agrinho 2019
O projeto em destaque, é uma ação do Programa AGRINHO, de responsabilidade do SENAR/FAES, “um programa educativo, transformador e motivador de mudanças de hábitos e atitudes, que prioriza a criança, transformando-a, pela educação, em agente de melhoria das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vive”.
“Atuar em favor do Meio Ambiente – Reciclagem do óleo de cozinha usado”, visa conscientizar a comunidade escolar para o perigo que o óleo de cozinha usado representa para o Meio Ambiente, estabelecer um novo destino para esse produto, permitindo que ele volte para o sistema produtivo, enfatizando que existem meios de diminuir esse tipo de poluição ambiental e utilizar para benefícios na escola e em casa, usando o sabão ecológico.
Na realidade em que vivemos, é cada vez mais urgente a adoção de ações para a preservação ambiental. A capacidade humana de gerar resíduos é incomparavelmente superior à capacidade que a natureza tem de absorvê-los.
O desenvolvimento de tecnologias que se destinam ao tratamento e disposição final destes resíduos, embora em progressivo avanço, ainda não são capazes de suprimir completamente seus efeitos nocivos ao meio ambiente.
Com esse fundamento, a professora Vagna está desenvolvendo com sua turma, de 4º ano da EMEF José Feriani, várias ações dentro do Programa Agrinho. A professora fez pesquisas com seus alunos, organizaram uma coleta de óleo usado na escola e na comunidade, mobilizaram as mães e funcionários da escola para fazer o sabão ecológico e dar um destino aos óleos de cozinha recolhidos. Depois de produzir o sabão, a escola organizou a venda para as famílias dos alunos na festa da escola.
O Técnico em Agropecuária do IDAF, Davi Moreira fez uma palestra para os alunos com orientações sobre o descarte correto de resíduos sólidos no solo.
Foram feitos panfletos informativos e distribuídos para as famílias dos alunos em visita domiciliar na comunidade, com orientações sobre o uso do óleo de cozinha usado para fazer sabão de excelente qualidade para uso doméstico.
“Foi um grande sucesso. A escola continua recolhendo o óleo usado e transformando em sabão para uso na escola e para a venda, trabalhando o empreendedorismo com os alunos. O lucro com a venda do sabão será todo revertido para os alunos da escola”. Afirma a professora Vagna Rosangela Zaqui Pinão.
Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio - Coordenadora Municipal do Agrinho 2019
Data de Publicação: segunda-feira, 19 de agosto de 2019