Alunos visitam a Central de Separação de Materiais Reciclados como ação do Programa Agrinho

Na manhã desta quinta-feira, os alunos da UMEF Antonio Padoani visitaram a Central de Separação de Materiais Reciclados na Comunidade do Poço Fundo – Conceição do Castelo, com o objetivo de conhecerem o trabalho dos associados e tomarem consciência da quantidade de materiais que são reciclados em nosso município. A proposta foi organizada pela Professora Maria da Penha Rigo, que vem trabalhando o Projeto: Turminha Reciclona em: Reutilizar e Recriar para o Mundo Melhorar, que traz como objetivos: Realizar o levantamento de informações sobre o que é feito com as embalagens vazias dos produtos que utilizamos em casa; Mobilizar os alunos e funcionários com ações de preservação e reutilização de embalagens; Planejar etapas para a montagem de oficina de brinquedos ecológicos; Incentivar a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos; Desenvolver estratégias para alcançar objetivos comuns, confecção de folders informativos; Mobilização da comunidade local; Orientar a coleta de materiais para a construção de brinquedos e jogos ecológicos; Desenvolver ações de construção de brinquedos e jogos; Adotar postura de convivência de forma ética e cidadã como o ambiente e as pessoas ao seu redor; Estabelecer relação entre brinquedo ecológico, diversão e qualidade de vida; Vivenciar situações que estimulem a sociabilidade e a cooperação; Construir brinquedos com foco na eco sustentabilidade; Perceber o seu potencial criativo em transformar sucata em brinquedos; Estimular a interação, parceria e comunicação de pais, alunos, comunidade e escola , com foco na diversão e conscientização. O Projeto salienta que, diante da atual preocupação com o consumismo exacerbado e das consequências trazidas para o meio ambiente surge a necessidade de estimular pais e alunos a pensar coletivamente, a valorizar oportunidades, integrar-se com as pessoas e criar condições dentro da escola para a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A montagem da oficina de brinquedos ecológicos, visa utilizar recursos que seriam descartados como lixo, diminui o impacto ambiental, proporciona diversão e interação dos pais/alunos no momento em que trabalham e criam seus brinquedos. Nessa busca por uma vida mais equilibrada, de interação e respeito com a natureza e pela inclusão do lazer na rotina diária e sendo possível incluir a reflexão de sustentabilidade, a brincadeira fica melhor ainda. Muitas ações foram desenvolvidas durante a execução do projeto que se encerra no dia dez de setembro. Procurou-se mobilizar toda a comunidade escolar e pais, envolvendo-os na construção dos brinquedos. O projeto foi apresentado na Feira do Conhecimento de Venda Nova do Imigrante, no período de 29 à 31 de agosto do corrente, onde os visitantes conheceram e brincaram com as produções dos alunos. O Programa Agrinho é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo – FAES em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Estado do Espírito Santo – SENAR-ES promoverá Concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e de Coordenação Municipal, com base no eixo: Saber e atuar para melhorar o mundo e com o tema: Trabalho e Consumo. “O envolvimento da Professora com as atividades do Agrinho é notório e muito motivador. Percebi que houve uma grande preocupação em promover ações que de fato fossem significativas para os alunos e atendessem a proposta do tema escolhido pelos alunos para pesquisa”, afirma a Coordenadora Municipal do Programa Agrinho.

Data de Publicação: segunda-feira, 10 de setembro de 2018