Projeto – Apague o desperdício e acenda a economia, do Programa Agrinho é apresentado ao Poder Legislativo

Nesta terça-feira, 04, o Projeto – Apague o desperdício e acenda a economia, do Programa Agrinho foi apresentado ao Poder Legislativo na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença dos alunos, pais, comunidade em geral, Coordenação Municipal do Programa Agrinho, Secretário Municipal de Educação – Márcio Vitor Zanão, Pedagogas e representantes da UMEF Elisa Paiva. Inicialmente o Secretário Municipal de Educação – Márcio Vitor Zanão, fez uma apresentação do Programa Agrinho, que é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo – FAES em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Estado do Espírito Santo – SENAR-ES promoverá Concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e de Coordenação Municipal, com base no eixo: Saber e atuar para melhorar o mundo e com o tema: Trabalho e Consumo. Em seguida, fez um histórico do Programa no município, destacando o ano de 2017, onde foram premiados 04 categorias em nosso município: Camila Davel Bonicenha – 1º ano – UMEF Antonio Azeredo Coutinho Viviane Fazolo Torrente – 6º ano - UMEF Elisa Paiva Airiene de Lima Busato – 9º ano – UMEF Elisa Paiva Joyce Aparecida R. da Silva – 9º ano – UMEF Santa Luzia Silvana Martins de Carvalho – 3º Lugar Geral no Estado – Coordenadora Municipal Ressaltou que no ano de 2018, temos 78 projetos inscritos, nas dez escolas que tem a categoria que o Programa contempla – Educação Infantil (4 e 5 anos) ao 9º ano, Professor e Coordenador Municipal. Estamos trabalhando desde o dia 14 de maio com os projetos. Dando continuidade, passou a palavra para a Professora Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio que apresentou o Projeto – Apague o desperdício e acenda a economia, do 1º ano C, que é uma ação proposta pelo AGRINHO/SENAR que é um programa educativo, transformador e motivador de mudanças de hábitos e atitudes, que prioriza a criança, transformando-a, pela educação, em agente de melhoria das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vive. Atualmente o consumo de energia elétrica no Brasil tem crescido cerca de oito vezes mais quando comparados com os países desenvolvidos e isso tem ocorrido devido à modernização do setor agrícola, na evolução da automatização na indústria e no aumento do poder aquisitivo dos consumidores brasileiros. Combater o desperdício é usar a energia de forma inteligente, assumir um compromisso com a preservação do planeta, gastar apenas o necessário buscando o máximo de desempenho com o mínimo de consumo. Algumas ações do projeto foram apresentadas, em especial o Concurso de Economia de Energia elétrica que foi lançado em 09 de julho para a comunidade escolar da UMEF Elisa Paiva, onde se inscreveram dezessete pessoas e juntos economizaram quatrocentos e quarenta e seis reais e oitenta e cinco centavos. O ganhador do concurso foi o aluno Andre Antonio de Oliveira Pizzol, do 4º ano B, que levou como prêmio uma bicicleta por ter economizado com sua família o total de cento e dezesseis reais e quinze centavos. No encerramento a Coordenadora Municipal do Programa Agrinho apresentou os dados da pesquisa realizada com todos os professores que participaram do Programa Agrinho 2018, na qual noventa e seis por cento responderam que pretendem participar novamente no ano de 2019, mostrando que o desenvolvimento das ações foram positivas e trouxeram aprendizagem e mudança de atitude quanto ao consumo responsável para nossos educandos.

Data de Publicação: quinta-feira, 06 de setembro de 2018