Professora convida familiares para roda de conversa sobre “Como fazíamos sem energia elétrica” dentro do Programa Agrinho

Nesta terça-feira, 14, a Professora Maria de Luldes Davila Virginio planejou uma roda de conversa com os familiares dos alunos de sua turma – 1º ano “C” sobre o assunto: como fazíamos sem energia elétrica, onde foram convidados vários familiares para conversar com os alunos, contando suas vivências de como era viver sem energia elétrica, como proposta do Projeto: Apague o desperdício e acenda a economia. Inicialmente a professora agradeceu a presença de todos, fez uma apresentação dos familiares, explicou o objetivo do encontro e realizou a leitura do texto: Como fazíamos sem energia elétrica, do Livro: COMO FAZIAMOS SEM... da autora: Barbara Soalheiro, ilustrador Negreiros. Em seguida, o avó Jurandi Serpa contou para os alunos como era na casa dele que não tinha energia elétrica para se tomar banho, beber água, caminhar à noite na estrada e ainda estudar a noite. Em seguida, a aluna Ana Beatriz, contou para os colegas como foi a experiência dela ao ver um parque de energia eólica em uma viagem que ela fez. A mãe Lucinéia também deu seu depoimento como era a casa dela na zona rural onde a energia elétrica demorou chegar, mas a família possuía um gerador de energia movido pela força da água. A funcionária da escola Sandra, também contou para a turma, como era na casa dela na zona rural para passar roupa, tomar banho, tomar água, conservar os alimentos. Para finalizar, a Pedagoga Cheila agradeceu a presença de todos e a Coordenadora Municipal do Programa Agrinho parabenizou a iniciativa da professora e agradeceu a presença de todos. Para encerrar o momento, foi servido um lanche de confraternização. O Programa Agrinho é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo – FAES em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Estado do Espírito Santo – SENAR-ES promoverá Concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e de Coordenação Municipal, com base no eixo: Saber e atuar para melhorar o mundo e com o tema: Trabalho e Consumo. “Percebo uma dedicação muito grande da Professora Maria de Luldes e nossa intenção e nossa intenção é envolver cada vez mais os familiares e toda a comunidade na causa do consumo consciente de energia elétrica. Interessante observar que os alunos estão cada vez mais preocupados e “tornaram-se fiscais” daqueles que estão próximos, a partir do que estão estudando em sala de aula, afirma a Coordenadora Silvana.

Data de Publicação: quinta-feira, 16 de agosto de 2018