SENAR promove treinamento sobre Administração dos Recursos da Família, complementando os estudos do Programa Agrinho

Com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Castelo, o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promoveu nesta segunda e terça feira, 13 e 14, o Curso/Treinamento para dezesseis participantes na Secretaria Municipal e Educação de Conceição do Castelo, Administração dos Recursos da Família, com a Instrutora Cynthia A. Gonçalves - Graduada em Economia Doméstica, Graduanda em Pedagogia, Pós-graduanda em Ensino Interdisciplinar, Mestre em Economia Doméstica, como uma complementação dos estudos realizados pelos professores no Programa Agrinho. Na abertura tivemos a presença da Mobilizadora do Sindicato Rural de Conceição do Castelo Glorinha Brunow Mareto dando boas – vindas aos participantes e no encerramento contamos com a presença do Presidente do Sindicato Rural de Conceição do Castelo - Eliomar Maretto. O treinamento tem uma carga horária de dezesseis horas presenciais e dentre os vários assuntos abordados, podemos destacar a qualidade de vida que é medida pela satisfação das necessidades básicas da família e os meios utilizados para tal satisfação são os recursos. A administração de recursos consiste no comportamento motivado visando o mais alto nível de satisfação e ainda diz respeito ao planejamento do uso dos recursos e à implementação de planos para satisfazer às demandas. A administração permitirá às famílias planejarem e controlarem, visto que a forma como os recursos são usados está diretamente relacionado à satisfação das necessidades e consequentemente com a qualidade de vida de indivíduos e família. Foi proposto também o estudo sobre a administração familiar que é fundamental uma vez que ela rege as relações entre a unidade doméstica e o ambiente. Assim, quanto mais consciente o comportamento administrativo melhor resultados podem ser obtidos no uso dos recursos para atingir os objetivos da família. Orçamento é um plano que nos mostra quanto dinheiro vamos gastar para satisfazer nossas necessidades e desejos, e quanto podemos economizar para o futuro. As nossas necessidades são muitas e, geralmente, nosso dinheiro ou renda não dá para atender a todas elas. Daí, a importância de planejarmos o uso do nosso dinheiro, fazendo um orçamento. Com o auxílio deste, veremos o que é necessário ou possível comprar no momento e o que devemos deixar para mais tarde. “Esse momento foi muito importante para nós que estamos trabalhando o Programa Agrinho 2018 nas Unidades de Ensino. Poder contar com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Castelo e ainda do SENAR fortalece nossos estudos e amplia os olhares frente ao tema que cada vez mais precisa de atenção por nós, por nossos alunos e por nossas famílias” afirma a Cursista Silvana Martins de Carvalho.

Data de Publicação: quinta-feira, 16 de agosto de 2018