Promotora de Justiça aborda o tema: Exploração do trabalho infanto-juvenil de atletas no futebol como proposta no Programa Agrinho.

Na manhã desta segunda feira, 06, os alunos do 5º ano da UMEF Elisa Paiva, tiveram a oportunidade de conversar um pouco com a Drª Andrea Heidenreich Melo na sede do Ministério Público deste município, sobre o assunto: Exploração do trabalho infanto-juvenil de atletas no futebol. Essa palestra está dentro do Projeto do Programa Agrinho da Professora Dulce América Ventorin Ferreira que tem por objetivo, trabalhar momentos de estudos e pesquisas com os alunos, visando proporcionar reflexão e conhecimento acerca da exploração do trabalho infanto-juvenil de atletas no futebol, na qual o trabalho de mão de obra infantil é pouco reconhecida e onde há muita expectativa e sonhos por parte de meninos e meninas em se tornarem grandes jogadores e jogadoras. Inicialmente, a Promotora apresentou aos alunos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, como foco em quem pode trabalhar legalmente perante a Lei, enfatizando a necessidade de todos ajudarem nos afazeres de casa- fato que não caracteriza transgressão de lei. Trabalhou a Lei Pelé – Lei 9.645, sobre os direitos dos jogadores e as dificuldades que todos enfrentam para obter sucesso, sendo que nem todos alcançam, assim como todas as profissões, daí a importância de seguirem os estudos com seriedade. Abordou também o trabalho de crianças e adolescentes na TV ou outros segmentos que precisam necessariamente de autorização judicial para poderem exercer o trabalho, citando o exemplo do jogador de 10 anos do Cruzeiro – Estevão Willian O Programa Agrinho é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida. “Esse momento foi importantíssimo para todos nós que estamos envolvidos neste programa. Buscar parcerias é sempre enriquecedor e acreditamos que os alunos aproveitaram este momento, pois puderam fazer a relação com os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula, além de repensarem suas atitudes em casa e na escola”, afirma a coordenadora Municipal do Programa Agrinho.

Data de Publicação: terça-feira, 07 de agosto de 2018