A Revolução Industrial e o Consumo exagerado no Capitalismo foi tema de Palestra dentro do Programa Agrinho.

Nesta sexta-feira, 03 e segunda-feira, 06, os alunos das UMEF Alto Monforte e Santo Antonio do Areião, tiveram a oportunidade de participar da Palestra com o tema: A Revolução Industrial e o Consumo exagerado no Capitalismo, com as Professoras Rita de Cássia Moreira Jubini e a Professora Rita Lúcia Bueno, como uma ação proposta no Projeto da primeira professora, dentro Programa Agrinho, que é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida e neste ano de 2018 o tema escolhido é Trabalho e Consumo. As professoras iniciaram a conversa explicando os conceitos de Revolução Industrial e Capitalismo, passando pelas fases da Revolução, com enfoque maior na terceira fase – séculos XX e XXI com os avanços tecnológicos com os celulares e computadores, formando duas camadas social: a burguesia industrial e o operário, na qual a confiança nessa prosperidade e a força da propaganda que chegava aos lares através do rádio que levavam as pessoas a consumirem cada vez mais, afinal o capitalismo existe para dar lucro e gera uma ansiedade pala compra. Foi trabalhado também, que o consumo passou a ser realizado com maior intensidade após a Revolução Industrial com a implementação das máquinas a produtividade aumentou e as inovações foram aprimoradas como a energia elétrica, a locomotiva a vapor e o desenvolvimento do produto químico. Para finalizar, foi proposto uma reflexão sobre a atitude de cada um frente ao consumismo, que pode ser realizado de maneira consciente. “A proposta de levar pessoas da comunidade para enriquecer ainda mais o trabalho da professora, deu muito certo, pois puderam compartilhar e trocar informações e conhecimentos, propondo uma crescimento ainda maior para nossos alunos levarem isso para a vida. É isso que o Programa Agrinho tem nos proporcionado”, afirma a Coordenadora Municipal do Programa.

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de agosto de 2018