Alunos do Ensino Fundamental participam de palestra com o Gerente do SICOOB e com o Controlador Interno da Prefeitura

Na manhã desta terça, 24, os alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais participaram de uma palestra com o gerente do SICOOB – Agência de Conceição do Castelo, Srº Paulo Alberto Lavarize e com o Controlador Interno da Prefeitura, Srº Clécio Eduardo Viana, com o tema: A necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de racionalizar o consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços e poupança. Outros momentos como esse acontecerão também na quarta e na quinta-feira desta semana, com outros alunos na UMEF Elisa Paiva. Inicialmente o Palestrante apresentou o conceito aos alunos de Trabalho e Consumo, fazendo uma relação do trabalho que cada um exerce e dos consumos necessários e supérfluos. Apresenta dois estudos de casos: um de pessoas que planejam seus gastos e outro de pessoas que gastam sem nenhum planejamento, levando os presentes a pensar sobre como estão gastando seu dinheiro, independente do valor que ganham. Por fim, provoca uma reflexão sobre o uso dos recursos naturais com o consumo irresponsável e dá algumas dicas de como podemos viver bem e estabelecer metas e ter sonhos com o que ganhamos. Essa palestra está dentro do Projeto do Programa Agrinho dos Professores: Ana Paula Lameira, Joice Helena Tatagiba da Silva, Scynthia Padovani Bernabé e Valtair Gomes da Silva, que estão trabalhando o tema: Trabalho e Consumo, dentro do Subtema – Consumismo, em todas as Unidades de Ensino que atendem do 6º ao 9º ano na Rede Municipal de Ensino. O Programa Agrinho é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida e neste ano de 2018 o tema escolhido é Trabalho e Consumo. “O objetivo principal desta ação, é trazer para a escola, pessoas da comunidade que atuam na área em que os alunos estão estudando, para compartilhar e agregar novos conhecimentos e experiências, visando uma aplicabilidade na vida real dos conteúdos que estão sendo pensados e construídos em sala de aula. Essa é também uma proposta/eixo do Programa Agrinho: saber e atuar para melhorar o mundo, ou seja, o trabalho que está sendo realizado com os professores e alunos, precisa surtir efeito na vida dos mesmo para que o mundo, o espaço em que estão, seja o melhor. Trabalhamos sempre com o ideia que todos e cada um é responsável pelo espaço em que se encontra e as melhorias precisam ser buscadas e conquistadas”, afirma a Coordenadora Municipal do Programa Agrinho.

Data de Publicação: terça-feira, 24 de julho de 2018