Alunos visitam a Central de Tratamento de Resíduos em Cachoeiro de Itapemirim como proposta no Programa Agrinho Na manhã desta segunda feira, 09, os alunos da UMEF Santo Antonio do Areião, juntamente com os professores, visitaram a Central de Tratamento de Resíduos em Cachoeiro de Itapemirim - CTR CI, como proposta no Programa Agrinho 2018. O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes o conhecimento do local para onde é levado os resíduos sólidos produzidos em nosso município, conhecendo as repartições bem como a organização da empresa e refletindo sobre o consumo de cada um, que precisa antes de mais nada ser responsável. A CTRCI é uma empresa de capital nacional que está instalada no município de Cachoeiro de Itapemirim, desde 2005. Em 2013 teve início das atividades do aterro sanitário que foi implementado conforme as normas técnicas e devidamente licenciado pelo órgão ambiental. Ainda nesta semana, visitarão o local os alunos dos oitavos anos da UMEF Elisa Paiva, acompanhados pelos professores que estão desenvolvendo o tema sobre Consumo Responsável. Durante a visita, os alunos tiveram conhecimento do galpão de armazenamento temporário de resíduos Classe I, que é uma tecnologia para armazenar o resíduo até que o mesmo seja encaminhado para destino final. O galpão possui impermeabilização do solo com manta de P.E.A.D (Polietileno de Alta Densidade), canaletas de emergência e tanque de emergência, estando atendendo os requisitos para funcionamento e licenciamento ambiental. Observaram também, o Aterro Sanitário que é uma tecnologia adequada para o tratamento de resíduos classe II, sendo diferente de um lixão onde os resíduos são dispostos no solo de forma descontrolada e sem qualquer tipo de tratamento de líquidos e gases gerados. O aterro sanitário de resíduos classe II instalado em ambos municípios, possuem uma base impermeabilizante constituída de uma manta de 1,5mm de P.E.A.D. (Polietileno de Alta Densidade), que tem como objetivo impermeabilizar todo o solo para evitar qualquer tipo de contaminação do solo por líquidos gerados no tratamento dos resíduos. Estas mantas são soldadas por pessoal capacitado e realizados testes para garantir a implantação desta impermeabilização. Observaram também balança de pesagem, pela qual os resíduos são pesados na entrada e saída. Após o descarte e pesagem de saída, é emitido um ticket de pesagem contendo informações do veículo, motorista, data e hora de entrada e saída, peso de entrada, peso de saída, peso líquido, sequencial de pesagem, nome do cliente, transportador, tipo do resíduo e outras observações pertinentes. Todas as balanças de pesagem são calibradas pelo INMETRO. E por final, conheceram o sistema do biogás que é captado através de um aspirador instalado na usina de captação e queima de biogás, este faz a captação de gás em todo o aterro e direciona para o flare (chaminé) onde é realizada a queima do biogás. Todo o gás do aterro é queimado nesta usina. A usina é automatizada e queima o gás a uma temperatura de 1000 ºc, além de gerar relatórios de análise de gás automaticamente, levando em consideração valores de entrada (gás que vem do aterro) e saída (gás após a queima). “Acreditamos que a aprendizagem dos alunos om essa aula de campo na Central de Tratamento de Resíduos em Cachoeiro de Itapemirim será muito significativa para nossos alunos, pois foi possível visualizar de perto todos os processos do tratamento além do tamanho do terreno/espaço destinado para esse fim. Esperamos levar nossos alunos à pensarem sobre seus hábitos de consumo e adotarem atitudes mais responsáveis. O Agrinho tem-nos possibilitado trabalhar metodologias diferenciadas e estamos percebendo bastante envolvimento de alunos e professores”, afirma a coordenadora Municipal do Programa Agrinho.

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de julho de 2018