Alunos do Ensino Fundamental tem aula de campo sobre o Empreendedorismo, Agroindústria e Cafeicultura

Nesta manhã de quinta-feira, 05, os alunos dos sétimos anos da UMEF Elisa Paiva, participaram de uma aula de campo em Venda Nova do Imigrante, onde tiveram palestra no auditório com os Professores Lucas Louzada Pereira e Daniel Lanna e também com o Diretor de Ensino Srº Fabiano Caliman. Assistiram um vídeo feito com produtores de café que tiveram mudanças a partir dos conhecimentos adquiridos em parceria com instituições renomadas, visitaram o laboratório do café e degustaram um café de mais de R$ 1.000,00 a saca. Por final observaram o manejo do café no local e conversaram um pouco mais com os professores sobre: O Empreendedorismo, Agroindústria e Cafeicultura. Os alunos foram acompanhados pelas Professora Roberta, Vera e Flávia e pela Pedagoga Renata, que estão trabalhando em sala de aula o Tema transversal - Trabalho e Consumo e o subtema Empreendedorismo, buscando metodologias que atraem a atenção do aluno e promovem a busca pela produção de conhecimento, dentro do programa Agrinho, que é um Programa do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, é uma entidade privada administrada pela Confederação Nacional da Agricultura. Tem Administrações Regionais em cada Estado, vinculadas às Federações da Agricultura. Em nível nacional, está vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e é administrado por um Conselho Deliberativo, constituído por representantes dos Produtores e Trabalhadores Rurais e do Governo. No Espírito Santo, vincula-se à FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – FAES, sendo dirigido por um Conselho Administrativo, composto por representações das Classes de Produtores e de Trabalhadores Rurais do Estado e um representante do SENAR Central. Este Conselho exerce a direção superior e a normatização das atividades do SENAR no Estado, quanto ao planejamento, diretrizes e políticas institucionais, controle e avaliação de toda a instituição. “Tivemos conhecimento do excelente trabalho que o Professor Lucas está desenvolvendo, na reportagem do Jornal Folha da Terra: “Cem famílias participam do projeto de empreendedorismo na cafeicultura”, do dia 25 de maio de 2018, a qual explicita que o objetivo do projeto é estimular o ambiente de inovação, de criatividade, empreendedorismo, aumentar o nível de controle de qualidade dos cafés e transferir tecnologias renováveis para os agricultores de maneira geral, e como estamos trabalhando esse mesmo tema com nossos alunos, procuramos fazer essa parceria que foi muito produtiva para nós e para os alunos”, afirma a Coordenadora do Programa Agrinho.

Data de Publicação: sexta-feira, 06 de julho de 2018