Alunos participam de palestra sobre - A necessidade de planejar e priorizar gastos, dentro do Programa Agrinho.

Nesta segunda-feira, 25, começaram as palestras com o Controlador Interno da Prefeitura – Clécio Eduardo Viana para os alunos do sexto ao nono ano da Rede Municipal de Ensino, dentro do Programa Agrinho, sobre o tema: A necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de racionalizar o consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços e poupança. Essa é uma atividade planejada pelos Professores de Atividade de Pesquisa, Ana Paula, Joice Helena, Valtair e Schyntia. A palestra consiste em trabalhar com os alunos os conceitos de Trabalho e Consumo, levando os alunos a perceberem a necessidade de planejarem seus gastos e terem metas a alcançar a partir das receitas que cada um tem. O palestrante ainda apresenta estudos de casos de consumo consciente e inconsciente, comparando e mostrando que as escolhas interferem no sucesso ou no fracasso no alcance das metas. Além de fazer uma reflexão sobre os efeitos e impactos que o consumismo causa no meio ambiente. A Secretaria Municipal de Educação fez adesão ao Programa Agrinho em 2018, que é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida. As instituições do Programa, promoverão Concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e de Coordenação Municipal, com base no eixo: Saber e atuar para melhorar o mundo e com o tema: Trabalho e Consumo. O referencial teórico para a elaboração dos trabalhos será constituído pelos materiais do Programa Agrinho 2018. “Nossa intenção com essa ação é mostrar para nossos alunos que o planejamento dos gastos contribui para o alcance das metas e sonhos, além de provocar efeitos e impactos no meio ambiente, para isso estamos envolvendo parceiros dos vários setores da comunidade, os quais tem se mostrado bastante envolvidos e comprometidos com o sucesso do trabalho ”, afirma a Coordenadora Municipal do Programa Agrinho.

Data de Publicação: segunda-feira, 25 de junho de 2018