Alunos visitam Agroindústria e Horta no desenvolvimento do Programa Agrinho

Nesta manhã de segunda-feira, 11, os alunos do 7º ano da UMEF Elisa Paiva, visitaram a Agroindústria R & R Produtos Caseiros Propriedade da Familia Maretto e também a Horta da Senhor Brás Mareto na Comunidade do Taquarussú, Conceição do Castelo, nas quais os alunos foram muito bem recebidos e tiveram excelentes momentos de aprendizagem com os proprietários. Ao chegarem nos locais, foram recebidos pelos proprietários que mostraram como trabalham, puderam contar como tudo começou, como está hoje o empreendimento, quantas pessoas trabalham, para onde vão os produtos produzidos e ainda qual a dica para ser um empreendedor de sucesso nos dias de hoje. Os alunos tiveram uma aula de campo muito proveitosa e significativa, pois ouviram e presenciaram muitas situações que já foram estudadas e discutidas na sala de aula, afirmam as professoras. As Professora Roberta Cocco Maretto e Flávia Renata Moreira de Lima Guarnier, participam do Programa Agrinho 2018 com o Subtema Empreendedorismo e o projeto que desenvolvem tem o objetivo de possibilitar aos alunos a compreensão do significado da AGROINDÚSTRIA como uma forma de agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições de vida, bem como contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, estadual e federal, levando-os a relacionar esses conceitos ao empreendedorismo e ao tema transversal: trabalho e consumo. A Secretaria Municipal de Educação fez adesão ao Programa Agrinho em 2018, que é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida. As instituições do Programa, promoverão Concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e de Coordenação Municipal, com base no eixo: Saber e atuar para melhorar o mundo e com o tema: Trabalho e Consumo. O referencial teórico para a elaboração dos trabalhos será constituído pelos materiais do Programa Agrinho 2018. “Vejo que de fato, os professores estão bem motivados com o desenvolvimento do Programa Agrinho 2018, pois estão buscando diversificar as metodologias e ainda levar o que é mais significativo e proveitoso para os alunos, dentro do Tema: Trabalho e Consumo”, afirma a Coordenadora Municipal do Programa.

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de junho de 2018