Professora mobiliza pais no sábado no desenvolvimento do Programa Agrinho

Neste sábado, 09, aconteceu na UMEI Brás Lacerda Amigo, o início das atividades para produção da horta para o “Pequeno Produtor”, dentro do Projeto do Programa Agrinho, da Professora Poliana das Graças Balardino Paste, que tem por objetivo geral, conhecer a importância do cultivo de vegetais orgânicos, assim como seu processo de desenvolvimento, e como estes podem se reverter em benefícios para a comunidade escolar e a sociedade. Os pais e mães compareceram na escola para preparação dos canteiros. A Secretaria Municipal de Educação fez adesão ao Programa Agrinho em 2018, que é um Programa de Responsabilidade Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Espírito Santo – SENAR-ES, que conta com a parceira das Secretarias Municipais de Educação e dos Sindicatos dos Produtores Rurais. Desenvolve ações educativas nas escolas, com ênfase em temas como cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas à melhoria da qualidade de vida. As instituições do Programa, promoverão Concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e de Coordenação Municipal, com base no eixo: Saber e atuar para melhorar o mundo e com o tema: Trabalho e Consumo. O referencial teórico para a elaboração dos trabalhos será constituído pelos materiais do Programa Agrinho 2018. “Muitas ações ainda serão realizadas com o projeto, como degustação dos vegetais que serão cultivados, aula expositiva com técnico agrícola, organização de tabela com nomes para limpeza e irrigação dos canteiros, elaboração de gráficos para acompanhamento semanal das plantas, pesquisa com a família sobre os benefícios dos alimentos cultivados e ainda a organização da feira “Pequeno produtor”, que será um momento muito importante para os alunos e para toda a comunidade escolar, pois sabemos o quanto os alunos aprendem quando são envolvidos no processo ensino-aprendizagem de forma significativa”, afirma a professora. Em 2018, cerca de cento e vinte professores da Rede Municipal de Conceição do Castelo, estão participando do Programa Agrinho, escrevendo projeto e aplicando as atividades sobre Trabalho e Consumo, com alunos da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental. Isso é muito gratificante para nós, pois percebemos o compromisso e a preocupação dos nossos discentes em levar sempre o melhor para os alunos e trazer a família como parceira de todo processo, relata a Coordenadora Municipal do Programa Agrinho.

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de junho de 2018