Formação Continuada da Educação Infantil (Creche) do Município de Conceição do Castelo A valorização da educação infantil articula-se com a constatação feita pelas ciências modernas de que a inteligência infantil se forma a partir do nascimento e se estende ao longo da infância, sendo influenciada pelo meio e por suas interações. Na atualidade, a escola de educação infantil está sendo desafiada a preocupar-se com a formação e o desenvolvimento integral da criança, não apenas em assegurar sua proteção e sobrevivência. Isso traz novas tarefas à escola e aos professores, na medida em que as novas funções concedidas à escola devem estar ligadas a modelos de qualidade, desenvolvendo práticas sociais e pedagógicas favoráveis à construção de saberes, relacionando-os às diversas linguagens e ao contato com os mais variados campos do conhecimento humano. É nesse sentido que a formação continuada dos professores que atuam nessa etapa educacional merece destaque especial, por se tratar de um trabalho que se realiza com a criança que, como sabemos, possui especificidades e necessidades próprias da idade. A formação continuada da Educação Infantil de Conceição do Castelo iniciou-se no dia 07/06/2018, ministrada pelo Professor Gonçalo Batista de Oliveira Filho a aproximadamente 60 profissionais da Educação Infantil com perspectiva da melhoria da qualidade do atendimento das crianças da Educação Infantil e em especial nas creches municipais, a partir da valorização profissional dos Professores e dos auxiliares de sala nas salas de aula, bem como, levá-los a uma reflexão e transformação da prática e melhoria do atendimento aos alunos desta faixa etária. Contribuir para a formação de professores e auxiliares de sala a fim de que assumam, através de uma prática responsável, o seu papel de educadores percebendo-se enquanto elementos fundamentais para a formação e para o desenvolvimento das crianças, compreendendo o seu trabalho e a importância das suas intervenções e interações com o grupo de crianças e desenvolvendo a sua capacidade de observação, reflexão e análise das situações vivenciadas no cotidiano com vistas a melhoria do atendimento e desenvolvimento infantil.

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de junho de 2018