Roda de conversa com imigrante Português

Nesta quarta-feira, (14), a professora Nediana Panciere Cassandre Gonçalves, da Disciplina de Geografia da UMEF Elisa Paiva do 9º ano, promoveu para os alunos uma Roda de Conversa, com a mãe de um alunos da turma que morou alguns anos em Portugal. O assunto que a turma está estudando é: Europa Ocidental – Imigração na Europa e o objetivo da aula foi aproximar o conteúdo estudado a realidade dos alunos, para que pudessem perceber o dia-a-dia de um imigrante na Europa, suas motivações, dificuldades e benefícios. “Inicialmente, aconteceu a apresentação da mãe, que esclareceu os motivos que a levaram morar em Portugal, quanto tempo ficou, quais os trabalhos que exerceu, como era a questão da remuneração. Em seguida, os alunos fizeram algumas perguntas de suas curiosidade como o lazer, formas de governo, saúde pública e principalmente sobre a xenofobia. Penso que a roda de conversa é um importante instrumento pedagógico para estimular o aprender com o outro e a partir do outro, além do desenvolvimento da oralidade dado pela própria conversa e no ouvir o outro. Penso que foi uma atividade bem proveitosa, na qual os alunos sentiram-se à vontade para perguntar e ouvir a mãe”, afirma a Professora.

Data de Publicação: quinta-feira, 15 de março de 2018